PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





LANCHES SAUDÁVEIS EM INTERVALOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

LANCHES SAUDÁVEIS EM INTERVALOS

Pensar que realizar lanches saudáveis em intervalos entre as refeições vai resultar em ganho de peso é um dos grandes mitos atuais a respeito de alimentação. Realizar pequenos lanches, em intervalos feitos a cada três horas, pode resultar em um benefício para a dieta, ajudando a emagrecer. Isso porque realizar refeições de maneira fracionada é algo que ajuda aumentar o metabolismo basal, aquele das calorias que são queimadas quando o corpo está em repouso.

Essa prática ainda ajuda a regular o metabolismo para o momento da ingestão de alimentos. Entretanto, é preciso ficar atento, pois esses benefícios são válidos apenas se o lanche for saudável. Por isso, confira algumas dicas de lanches saudáveis em intervalos.

Principais lanches saudáveis em intervalos

1. Frutas

As frutas são as grandes companheiras da alimentação saudável e ajudam a manter o apetite controlado, ao mesmo tempo em que oferecem uma imensa fonte de energia, fibras, vitaminas e nutrientes para manter o corpo saudável. As frutas com menos açúcar natural, chamado frutose, além de serem mais magras, evitam um pico de glicemia no sangue, responsável por trazer a sensação de fome mais rapidamente, por causa da absorção rápida da glicose. As fibras presentes nas frutas também ajudam a retardar a queima glicêmica e, consequentemente, a sensação de fome.

2. Leite, shakes e proteínas

Alimentos que aumentam a sensação de saciedade são grandes aliados no equilíbrio das refeições. As proteínas, presentes em abundância nos laticínios (como leite de vaca e queijos em geral) e nas carnes brancas e vermelhas, podem ser consumidos em porções pequenas entre as refeições, para evitar a sensação de vazio no estômago.

Já para manter a balança em dia, prefira o leite desnatado, o queijo magro e os shakes feitos com leite desnatado e não sorvete, que é rico em gorduras. E se você fizer exercícios físicos, não deixe de ingerir carboidratos para repor as energias.

3. Barrinha de cereais

A barrinha de cereal é fácil de carregar para qualquer lugar, não ocupa espaço na bolsa e oferece uma boa dose de energia. Apenas uma barra de 30g fornece fibras, sais minerais, vitaminas, carboidratos e calorias suficientes para revigorar e devolver ao corpo os nutrientes perdidos depois de exercícios físicos ou em momentos em que a fome aperta muito. Mas lembre que uma única barra deve ser consumida por refeição, já que ela pode chegar a ter até 140 calorias.

4. Frutas secas e desidratadas

Outras opções saudáveis, que diminuem a vontade de comer doce e são grandes fontes energéticas e vitamínicas, são as frutas secas e desidratadas. Elas são fontes de vitaminas A, C e do complexo B, fibras, sais minerais e antioxidantes. As preferidas são as ameixas secas, uvas passas, tâmaras, bananas e damascos desidratados, consumidas sozinhas ou em um mix com sementes oleaginosas.

Também é importante comer pequenas porções, pois pelo açúcar agregado ajudar na desidratação, a fruta pode chegar a ter até dez vezes mais calorias depois de ressecadas do que sua versão fresca.

5. Mix de oleaginosas

As castanhas e sementes oleaginosas são uma boa opção para os momentos em que a fome bate, mas basta um pequeno punhado para satisfazer e providenciar energia suficiente para aguentar até a próxima refeição. Além de deliciosas, as castanhas-do-pará e de caju, nozes, amêndoas, pistaches e amendoim são ricas em lipídios, que regulam a gordura sanguínea e diminuem a pressão arterial. São as verdadeiras amigas do peito! Apenas evite comer o mix em excesso: uma porção de 100 g de sementes oleaginosas pode chegar a ter até 700 calorias.

Agora que você viu dicas de lanches saudáveis em intervalos, é só aplicar as nossas sugestões.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!