KIT PRIMEIROS SOCORROS PARA ANIMAIS

KIT PRIMEIROS SOCORROS PARA ANIMAIS

Acidentes inesperados e emergências podem ocorrer não somente com humanos, mas também com animais e o seu bichinho de estimação. Assim como com os humanos, a melhor alternativa é prevenir qualquer situação. Mas como não se sabe que tipo de problema será enfrentado, a melhor forma de estar prevenido para tudo é ter sempre por perto um kit de primeiro socorros para seu animal. Apesar de ser uma novidade atualmente, pouca gente sabe como montar um kit primeiros socorros para animais e garantir o primeiro atendimento em caso de acidentes ou crises repentinas.

Contar com um kit primeiros socorros desse pode ser fundamental em uma emergência com seu pet, evitando situações mais graves e até mesmo a morte do animal. Confira abaixo como montar um kit de primeiros socorros para animais.

Materiais necessários para um kit primeiros socorros para animais

O seu kit para estar completo precisa conter o número da clínica veterinária do seu médico de confiança, por em situações mais graves ele precisará ser acionado imediatamente. Mantenha também no kit a carteirinha de vacinação e de cuidados médicos do animal, porque lá ficam reunidas todas as informações importantes do bichinho antes de ter início qualquer tratamento. Também coloque os seguintes objetos: pinça e tesoura, luvas para evitar que você tenha contato direto com ferimentos, gaze para realizar curativos, toalha limpa para imobilizar o pet, esparadrapo e fita adesiva, sabão neutro e antisséptico para limpar ferimentos, termômetro, e papelão para improvisar uma imobilização.

Como montar meu kit?

Comece separando uma bolsa grande, mas que seja de fácil locomoção. A dica é escolha uma bolsa de mão e higienizá-la. Coloque todos os materiais dentro da bolsa cuidadosamente, separando em sacos plásticos os objetos que podem derramar dentro da bolsa. Deixe a bolsa identificada, para que ela seja rapidamente encontrada em situação de emergência. Além disso, a mantenha em um local visível e estratégico, mas sempre tomando o cuidado de mantê-la longe do alcance das crianças. Se o seu animal sofrer de algum problema e necessitar de medicação prescrita, use a bolsa também para deixar medicamentos extras. Leve sempre consigo a bolsa quando for sair com seu animal de estimação, já que acidentes também podem acontecer fora de casa.

Fique atento a algumas dicas: mesmo contando com um kit de primeiros socorros, que pode salvar a vida de seu animal em várias ocasiões, sempre entre em contato imediatamente com seu veterinário, já que ele é o único que pode conduzir os cuidados corretos a serem tomados.

Os primeiros contatos tem a função de minimizar os problemas que podem ser feitos, sem tentar jamais tratar os ferimentos e lesões mais graves sem a orientação de um profissional. Mesmo com boas intenções, você pode acabar piorando a situação do animal. Feridas, cortes e ossos quebrados devem permanecer imobilizados até o atendimento profissional.