PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE DEPENDENTES QUÍMICOS EM SP

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE DEPENDENTES QUÍMICOS EM SP – Foi oficializada no mês de janeiro, em São Paulo, uma medida que prevê a internação compulsória de dependentes em SP. A medida idealizada pelo Ministério Público, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e implementada pelo governo do estado tem o intuito de ajudar jovens usuários de drogas, por meio de tratamento ambulatorial.

INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE DEPENDENTES QUÍMICOS EM SP

A internação compulsória de dependentes em SP, também chamada de internação involuntária, causou polêmica nas últimas semanas. Isso porque nesse tipo de medida o dependente químico é internado, a partir de autorização de sua família. Apesar de levar esse nome, o objetivo do governo do estado é que o maior número de internações seja realizado através da vontade própria dos usuários.

Segundo a Secretaria Estadual de Justiça, para que a internação compulsória de dependentes em SP seja colocada em prática, haverá um plantão jurídico com juízes, promotores públicos e advogados designados pela OAB, no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira, no bairro do Bom Retiro, que prestaram auxílio aos familiares de dependentes químicos.

Após avaliar toda a região da Cracolândia e levantar quais são os dependentes químicos em maior situação de risco e sem consciência de seus atos, para que seja feita uma avaliação médica e judicial com esses dependentes, a fim de que seja feita uma avaliação para determinar, ou não, se o usuário de drogas deve passar por uma internação compulsória de dependentes de SP.

Em entrevista a agência Brasil, Eloisa de Sousa Arruda, secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania informou que antes de obrigar a internação, devem ser esgotadas todas as tentativas de uma ação consentida pelo usuário. Para que aja assim uma vontade própria de abandonar as drogas, por parte dos dependentes. Fator que pode auxiliá-los a largar mais rapidamente seu vicio.

Apesar das declarações, existem muitos especialistas da área que afirmam que essa medida serve apenas para “limpar” o centro da cidade de São Paulo. Ou mesmo, alguns afirmam que esse tipo de medida só irá reprimir os usuários, mas não curá-los.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!