PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





INSCRIÇÃO CPF INTERNET – COMO FAZER O CPF PELA INTERNET

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Internet

INSCRIÇÃO CPF INTERNET - COMO FAZER O CPF PELA INTERNET

Com a informatização dos serviços públicos, agora, é a vez da possibilidade que os brasileiros têm de realizar o seu cadastro do CPF – Cadastro de Pessoa Física através da Internet. O serviço já está disponível e pode ser feito através do link www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp. A Inscrição CPF Internet é fácil e demora apenas alguns minutos, sendo necessário informar os dados pessoais e de endereço.

Como tirar CPF pela internet

O serviço foi recentemente lançado pela Receita Federal e, além de não exigir mais que o cidadão se encaminhe até um determinado local, o serviço on-line funciona todos os dias, 24 horas, inclusive, final de semana e feriados. Antes, era necessário que a pessoa se encaminhasse até uma agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal para solicitar o seu CPF, além de pagar o valor de R$ 5,70. O antigo cartão do CPF azul com tarja magnética não é mais emitido pela Receita Federal desde 2010, pois o número consta em outros documentos, como na carteira de identidade.

Além disso, para fazer a inscrição CPF Internet, a pessoa deve ter de 16 a 25 anos e possuir título de eleitor. Não é necessário pagar taxas, pois depois de fazer o cadastro, o cidadão recebe somente um comprovante de inscrição, que pode ser impresso. Ao realizar a inscrição CPF Internet, o site realiza um cruzamento de informações com outras bases de dados para evitar fraudes, oferecendo segurança à ferramenta.

Caso haja algum problema na hora da inscrição CPF Internet, devido à inconsistência de dados, é preciso tirar o documento presencialmente. O mesmo deve ser feito se a pessoa perder ou esquecer o número do seu CPF, devendo comparecer a uma agência da Receita. Além disso, quem já possui o CPF não precisa fazer a inscrição CPF Internet. Hoje, existem aproximadamente 170 milhões de CPFs no Brasil.

A Receita espera que 200 mil cidadãos façam a inscrição CPF Internet por mês, embora, atualmente, são solicitados 500 mil por mês. A diferença pode ocorrer devido à obrigação do título de eleitor. No entanto, esse documento é exigido, pois é ele o utilizado como referência para fazer o cruzamento de dados, uma vez que é nacional, diferentemente do RG, por exemplo, que é emitido pelo estado.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!