PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





INFECÇÃO URINÁRIA – CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

INFECÇÃO URINÁRIA – A infecção urinaria é bem mais comum do que se imagina, sendo o motivo que mais leva as pessoas aos consultórios médicos, ganhando, inclusive, das doenças respiratórias. Além disso, ela ataca, principalmente, as mulheres, mas pessoas de qualquer idade e sexo estão propensas à infecção urinária.

INFECÇÃO URINÁRIA

Esse problema consiste na presença de micro-organismos em alguma parte do sistema urinário. Conforme o local em que a infecção urinária aparecer, também muda a sua nomenclatura. Caso ela acometa o rim, vai ser chamada de pielonefrite; na próstata, prostatite; na uretra, uretrite; e na bexiga, cistite. Os agentes que causam a infecção urinária são, em geral, as bactérias, sendo a Escherichia coli, responsável por 80 a 95% dos casos da infecção, porém, fungos e vírus também podem causar o problema.

Entre os sintomas da infecção urinária estão dor, ardência, urgência ou dificuldade para urinar, além de vontade muito frequente e em pequeno volume. Urina com mau cheiro, cor opaca e com filamentos de muco também podem levar a um diagnóstico de infecção urinária, bem como dores na bexiga e no final do ato de urinar e gotas de sangue.

No entanto, apenas um médico poderá avaliar de forma correta, uma vez que esses sintomas também são causados pela síndrome uretral aguda, que têm outras causas não infecciosas. Já se a infecção urinária ocorrer no rim, o paciente pode sentir mais sintoma, como calafrios, febre, dor lombar, e mesmo, sofrer de cólicas abdominais, náuseas e vômitos.

A infecção urinária acontece quando a bactéria ou outro micro-organismo entra pela uretra, sendo que ele pode se instalar ali, na próstata ou seguir até a bexiga e mesmo ir de encontro ao rim. Quanto à intensidade do problema vai depender de como anda o sistema imunológico do paciente e da virulência do micro-organismo, bem com a sua capacidade de aderir à parede do trato urinário.

INFECÇÃO URINÁRIA - CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO

Entre algumas causas da infecção urinária estão a obstrução urinária; sondas, cálculos entre outros corpos estranhos, doenças neurológicas, doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, gravidez, higiene inadequada, infecções ginecológicas, entre outras.Para realizar o tratamento, é necessário consultar um médico, pois ele é feito à base de antibióticos. Assim, o melhor remédio é a prevenção e, para não ficar com infecção urinária, é aconselhável ingerir ao menos dois litros de água por dia, não reter a urina, praticar sexo seguro, urinar depois do ato sexual e não tomar antibióticos sem orientação médica.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!