PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





INFECÇÃO ALIMENTAR – CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

A Infecção Alimentar, também chamada de Intoxicação alimentar, pode ser causada pelo consumo de alimentos ou água contaminados por bactérias ou vírus. Mas também pode ocorrer quando ingerido alguns tipos de alimentos que possuam suas próprias toxinas e fungos. Ou mesmo, por consumir alimentos que estejam com componentes tóxicos ou produtos químicos alterados em sua composição.

INFECÇÃO ALIMENTAR - CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTOS

A causa principal para que se ocorra a Infecção Alimentar está aliada basicamente a infecção bacteriana. As bactérias têm o poder de viver e se multiplicar dentro da flora intestinal. A contaminação pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação ou armazenamento dos alimentos.

Por isso é muito importante ter cuidado no manuseio dos alimentos, afinal além dos sintomas comuns de um Infecção Alimentar, como ânsia ou vomito, algumas bactérias também podem atingir o sistema nervoso do paciente e causar danos mais graves, como alterações neurológicas.

Para se detectar uma Infecção Alimentar, os principais sintomas são: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas e mal-estar. Porém em casos de Infecção Alimentar mais graves podem ocorrer desidratação, perda de peso, ou até mesmo queda da pressão arterial.

O tratamento básico para Infecção Alimentar é a ingestão de muito líquido, para que se evite casos de desidratação, assim como ficar de repouso. Também podem ser fornecidos alguns medicamentos para controlar as náuseas e os vômitos. Em casos mais sérios de Infecção Alimentar, causadas por bactérias, também é necessário ministrar antibióticos específicos.

Alguns cuidados são básicos para evitar a Infecção Alimentar, como, por exemplo: lavar bem as mãos antes das refeições, lavar os alimentos (hortaliças, frutas e até mesmo carnes), embalar os alimentos corretamente antes de guardá-los na geladeira, tomar leite apenas fervido e pasteurizado, manter os utensílios de cozinha higienizados, evitar o consumo de carnes crias ou mal passadas, não consumir alimentos em conserva caso a embalagem esteja amassada ou estufada.

Verifique também a procedência dos alimentos que você consome, esteja atento ao modo como os alimentos são armazenados nos supermercados, açougues ou outros tipos de comércio que você frequenta.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!