PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





IMPORTÂNCIA DE GUARDAR RECIBOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Informações Gerais

A importância de guardar recibos é real, diferente de algumas pessoas que podem achar que serve apenas para ocupar espaço. Além disso, é indicado que o indivíduo tenha um lugar específico para armazená-las, de preferência, em pastas diferentes. Se tudo estiver organizado será mais fácil de encontrar o que se deseja na hora que precisar.

Existe ainda mais importância de guardar recibos quando se tratam de impostos, declarações de imposto de renda e contas parceladas de bens duráveis e imóveis. Por mais que você pague tudo em dia, a empresa que recebe o seu pagamento pode sofrer algum problema em seu banco de dados ou sistema, não que seja comum, mas nesse caso, você poderá comprovar a quitação da sua dívida.

IMPORTÂNCIA DE GUARDAR RECIBOS

Mesmo que você pague uma conta com código de barras, pode se dar por conta mais adiante que houve um erro. O mesmo com as contas que são debitadas automaticamente pelos bancos. O armazenamento também ajuda a controlar os seus gastos e organizar a sua vida financeira.

Por quanto tempo guardar recibos

Muitas pessoas têm dúvidas sobre por quanto tempo guardar recibos, em se tratando das contas já citadas, o melhor é que sejam armazenadas por cinco anos. Recibos de contas de prestadores de serviços, como luz, água, condomínio, aluguel, gás e outros também devem seguir a mesma regra.

No caso de recebidos de pagamentos parcelados, é preciso contar cinco anos a partir da última parcela. Embora toda a empresa com a qual se tem um contrato de prestação se serviço deva enviar todos os anos um documento aos seus clientes informando que as suas contas estão em dia, isso não é o que ocorre. Portanto, melhor prevenir do que remediar.

Como guardar recibos

Alguns papéis se desgastam e ficam apagados com o tempo, mesmo assim, o mais indicado é que eles sejam armazenados em locais secos, sem dobras, para que possam permanecer com as informações por mais tempo. Evite deixar que eles fiquem em contato com plásticos. Pastas de papel são as mais indicadas para saber como guardar recibos.

Também é aconselhável que os recibos sejam guardados em ordem cronológica para que facilite a consulta quando for necessário. Já os recibos de compras do dia-a-dia você pode estipular um prazo para guardá-los, como um mês ou mais, para o caso de ter que realizar uma troca. Em caso de produtos eletrodomésticos e outros, pode armazenar a nota junto com o manual e a garantia do mesmo.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!