IMPORTÂNCIA DE DESCANSAR PARA JOGAR BEM FUTEBOL

IMPORTÂNCIA DE DESCANSAR PARA JOGAR BEM FUTEBOL

Toda atividade física exige que o corpo tenha períodos de descanso. Uma média de oito horas de sono por dia é indicada tanto para atletas como para qualquer pessoa que deseja apostar em uma vida mais saudável. Para entender a importância de descansar para jogar bem futebol, vale lembrar que o sono funciona como um restaurador da energia gasta ao longo do dia.

Ao dormir, acontece uma inibição protetora ao córtex cerebral, o que permite a regeneração das células cerebrais aos produtos residuais do metabolismo. Além disso, não é apenas o corpo que se regenera do estresse, mas também a mente. Porém, não basta dormir oito horas diárias, é preciso que esse descanso seja de qualidade.

Para dormir bem, o sono deve ser profundo e o adormecimento rápido. É preciso levar em consideração, ainda, o ritmo circadiano, isto é, o horário em que o organismo está acostumado a dormir. É por isso que se deve conhecer a importância de descansar para jogar bem futebol, além de manter uma rotina a fim de manter o bem-estar do organismo.

Mas não basta descansar à noite e dormir, pois o descanso entre os treinos de dia também são fundamentais. No futebol, o mais comum é que seja feito o treino físico durante a manhã. Já os treinos tático e técnico devem ser feitos no período da tarde. Esse tempo entre uma parte e outra do treino é o que permite a regeneração orgânica das cargas a que o atleta se submeteu.

Mais sobre a importância de descansar para jogar bem futebol

Principalmente em épocas de competições, é normal que os jogadores de futebol treinem mais, inclusive, por conta, o que é importante para desenvolver as suas habilidades individuais. No entanto, negligenciar o descanso é uma afronta à boa saúde do organismo. Mesmo atletas extremamente envolvidos e dedicados ao esporte têm a obrigação de descansar.

É grande a importância de descansar para jogar bem futebol porque, caso o atleta não descanse, o condicionamento físico geral pode reduzir. Além do declínio do condicionamento, o corpo passa por estresse físico, aumentando a pré-disposição para lesões durante os treinos ou até nos jogos.

A falta de sono causa ainda irritabilidade, apatia e até perda temporária da libido, entre outros sintomas negativos. O sono de qualidade e de boa duração não apenas é essencial para o treinamento e para o desempenho físico, como faz parte do próprio treino. Também pode ser indicado a um atleta dormir mais ou menos horas, conforme o seu desgaste.

Além disso, o mais indicado é que o sono durante a noite não sofra interrupções. Também é aconselhado que o atleta vá dormir antes da meia noite, pois as horas que antecedem esse horário são as mais benéficas para o organismo. Um banho morno ou uma bebida morna (sem cafeína) ajuda o sono a vir mais facilmente.

Assim, fica mais fácil ter o preparo físico e mental para um ótimo desempenho em campo.