PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL NA GRAVIDEZ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Engravidar ,Saúde

IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL NA GRAVIDEZ

Você sabia que existe uma ligação entre doenças nas gengivas das gestantes e o nascimento de bebês prematuros ou que nascem com um peso abaixo da média? Pesquisas recentes indicam que as gestantes portadoras de enfermidades gengivais são mais propensas a darem à luz antes do tempo. Dada a importância da higiene bucal na gravidez, mesmo sem dados conclusivos sobre essa relação entre doenças bucais e nascimentos prematuros, é fundamental que a mulher tome mais cuidado com a saúde da boca nesse período.

Além disso, se um problema bucal piorar durante a gravidez, com o aumento também da produção desses fluídos, o risco de um parto prematuro também aumenta. Por isso um dos cuidados durante a gravidez deve ser com a saúde bucal, porque a mamãe precisa ter mais cuidado com a higiene dos dentes e gengivas durante a gestação.

Pontos de maior importância da higiene bucal na gravidez

– Visita ao dentista: ao contrário do que muita gente pensa, a grávida deve visitar o dentista normalmente durante a gestação, e em alguns casos até aumentar a frequência. Isso porque o risco de cáries e de desenvolver uma inflamação gengival estará ainda maior e somente um dentista capacitado poderá ajudar na prevenção destes problemas, garantindo que a gestante tenha o bebê com a saúde bucal em dia. Nesta fase, o cuidado no dentista se restringe a recomendação de um conjunto de medidas que têm por finalidade prevenir ou atenuar as doenças, aplicação de flúor e remoção de irritações que possam agredir a gengiva.

– Maior propensão a cáries: mas qual a importância da higiene bucal na gravidez? É importante atentar para isso porque durante a gestação, a mulher tem um risco aumentado de desenvolver cáries. Isso ocorre devido as mudanças na dieta da gestante, com a ingestão de mais carboidrato e também a mudanças nos hábitos de higiene oral, já que a higiene bucal pode acabar ficando de lado diante de outras preocupações da gestante, além de uma maior ocorrência de vômitos.

Se a gestante não tiver um cuidado especial com sua saúde bucal neste período, poderá terminar até mesmo com uma descalcificação da estrutura dental, mais conhecida popularmente como ‘perda de cálcio’. Essa perda não tem qualquer relação com a formação dos dentinhos do bebê e pode ser evitada com cuidados simples. O risco maior de formação de cáries tem relação com o aumento de placa bacteriana e não a gravidez em si.

– Gengivite durante a gravidez: esse é outro problema bucal que tem relação com a placa bacteriana e não com a gestação. Devido às alterações hormonais, que levam o organismo feminino a responderem de forma exagerada a presença de micro organismos, a gestante acaba desenvolvendo uma pré-disposição à gengivite. Para evitar, basta controlar adequadamente a placa bacteriana, com cuidados simples como limpeza diária com o uso de escovas e fio dental.

Se você já sente as transformações no seu corpo por conta da gravidez, atente também para sua saúde bucal e evite problemas como os citados acima.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!