PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





IBM pesquisa chip do tamanho de um cisco de poeira

Autor: Artur
Publicado em: Noticias ,Tecnologia e Multimídia

ibm_logo_.jpg

A IBM descobriu uma nova técnica, que irá permite que átomos sejam usados para o armazenamento digital, com espaço suficiente para todo o conteúdo do Youtube.

A IBM fez anuncio de duas descobertas no campo da nanotecnologia, que podem aumentar a capacidade de armazenamento na razão de mil vezes, e reduzir o tamanho de chips a um cisco de pó.

Até então, o nível mais alto alcançado em densidade de armazenamento de dados tem aproximadamente de 200 a 300 gbits por polegada quadrada. O que Cyrus Hirjibehedin, cientista da IBM, e sua equipe descobriram foi uma técnica para usar átomos para armazenamento digital. A IBM estima que tal dispositivo tenha capacidade para armazenar todo o conteúdo do YouTube, o equivalente a um trilhão de bits de dados.

Em outra descoberta, que ocorreu no laboratório da IBM em Zurique, os cientistas desenvolveram um switch molecular capaz de mudar de estado sem danificar o escudo exterior da molécula. Em teoria, isto permite que switches moleculares sejam conectados com outras moléculas. Essa descoberta abre caminho para componentes modulares lógicos a nível molecular que poderiam, eventualmente, substituir o silício nos chips. Mas muito trabalho ainda precisa ser feito para que os processadores fiquem tão pequenos.

Esta descoberta aconteceu casualmente, quando os cientistas estudavam vibrações moleculares, que são significativas para dispositivos em nano escala. Porém, segundo os profissionais, podem ser consideradas importantes para construir computadores do futuro.
 

Fonte: IT Web

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!