PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





GRUPOS DE ESTUDOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Concursos Públicos

GRUPOS DE ESTUDOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Os grupos de estudos para concursos são alternativas para quem deseja se envolver para valer no estudo das disciplinas importantes para as provas que terá que fazer. Embora existam muitas vantagens grupos de estudos essa técnica deve funcionar apenas como método complementar dos estudos e não ser o principal. Estudar sozinho é essencial para todos os concurseiros.

No entanto, grupos de estudos para concursos também são benéficos, desde que todos levem o estudo com a mesma seriedade e sejam estabelecidas regras. Além dos grupos presenciais, existem os que funcionam on-line, através de fóruns e que também podem ajudar em muito, além de serem mais práticos, pois não exige a locomoção física. Confira as principais vantagens grupos de estudos:

– O grupo de estudos ajuda o concurseiro a se organizar, ainda mais se o estudante possui dificuldade em fazer isso, ao estabelecer horários, metodologia, etc.

– No caso da participação em grupo de estudos on-line, a vantagem está em conhecer pessoas de outros locais e até mesmo fazer amizades, assim, é possível conseguir onde ficar no caso de realizar uma prova em outra cidade ou estado.

– Essa metodologia de estudo é economia na compra de livros e outros materiais, pois os seus integrantes podem trocar materiais entre si.

– Na hora de ajudar outras pessoas você também aprende, pois é uma forma diferente de fixar conteúdo.

– O contato com outras pessoas que tenham os mesmos objetivos que você o ajuda a se motivar e até mesmo sair da rotina.

Dicas para funcionar os grupos de estudos

Além de todos os seus integrantes levarem a sério o grupo do qual estão participando, ao colaborar com a concentração, respeitar prazos e demais combinações, existem outras dicas básicas que podem tornar a metodologia mais eficiente. Entre elas, está formar grupos pequenos, com cinco pessoas no máximo.

De preferência, essas pessoas devem estudar as mesmas disciplinas, podendo ser para o mesmo concurso. Porém, nesse caso, os integrantes não podem enxergar uns aos outros como concorrentes. Ao menos, as matérias estudadas devem ser semelhantes ou ter ligação, para que todos possam aproveitar o que os demais estão estudando.

Variar as atividades do grupo é uma forma de sair da monotonia e tornar todos mais participantes. Os membros do grupo podem fazer leituras e interpretar, realizar simulados de questões, elaborando e comentando ou simulados de aulas, assim cada membro faz uma aula como se fosse o professor, entre outras atividades.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!