PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





GRAVIDEZ PSICOLÓGICA – SINTOMAS – PSEUDOGESTAÇÃO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

GRAVIDEZ PSICOLÓGICA – Algumas mulheres quando enfrentam uma situação de estresse, perda ou frustração muito intensas, podem ter seus ciclos menstruais alterados. A relação entre emoção e ciclo menstrual é ocasionada pelo hipotálamo. Um dos efeitos dessa alteração, aliada a outros fatores, como o forte desejo de ser mãe, as tentativas recorrentes de engravidar, mas sem êxito ou mesmo, o medo ou receio de engravidar, enfim, podem somatizar em uma gravidez psicológica. A gravidez psicológica, também conhecida como pseudogestação e pseudociese, apresenta um quadro idêntico ao de uma gravidez normal, com sensações e comportamentos iguais.

GRAVIDEZ PSICOLÓGICA - SINTOMAS

Na gravidez psicológica, a mulher crer estar grávida, e como sensações típicas manifestadas estão os enjoos, a ausência da menstruação, o crescimento da barriga e dos seios, podendo chegar a produzir leite e ao escurecimento dos mamilos.

A gravidez psicológica, porém, é uma situação confusa e frustrante para a mulher, e demanda amparo familiar e do cônjuge e com frequência, de apoio psicológico. Tão logo, perceba-se que não se trata de uma gravidez real, é muito importante que as pessoas mais próximas ofereçam suporte, pois é muito comum que a mulher, nessa condição de gravidez psicológica, se recuse a aceitar a realidade. Comportamento que deve ser trabalhado com muito carinho e paciência, pois a gravidez psicológica tende a se estender ao máximo, chegando em alguns casos, ao momento do parto.

Com a ajuda terapêutica apropriada, toda a situação de trauma e sofrimento pode ser superada. Inclusive, com o auxílio terapêutico há chances de se identificar as origens desse problema e descobrir se isso se trata de uma disfunção de ordem psicológica. Ou mesmo, se é o caso de um acompanhamento médico hormonal ou ainda de doenças nos ovários ou útero, como ovários policísticos, tumores e câncer.

De toda forma, o mais recomendado para a mulher que possui todos os indícios de uma gravidez e está em dúvida sobre a sua real condição, o teste beta hCG é o mais indicado. Por meio dele, é possível ter uma noção muito clara sobre a produção hormonal que designa uma gravidez. O exame se faz a partir de uma coleta de sangue. Nele a gonadotrofina coriônica humana (daí o nome hCG), um hormônio produzido pelo embrião logo após a concepção, é detectado. O exame beta hCG baseia-se na detecção e na medição dos níveis deste hormônio.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!