PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE – Entre as tantas informações que um exame de sangue pode mostrar, uma delas é o nível de Gama Glutamil Transferase encontrado no sangue. Essa substância, também conhecida como gama GT é uma enzima hepática, que se encontra no fígado.

GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE

Ela é responsável por metabolizar as substâncias químicas do corpo, sejam as que são ingeridas como as que o próprio organismo produz. Quando as células desse órgão são destruídas, a enzima entra no sangue. Ou seja, quem está com o nível alterado da Gama Glutamil Transferase no sangue está com algum problema.

O mais comum é que o médico solicite um exame para mostrar esses parâmetros quando o paciente possa estar com lesões ou doenças no fígado. Entre as principais causas da Gama Glutamil Transferase no sangue em níveis alterados estão alcoolismo, diabetes, tumores cerebrais, obesidade, doenças da vesícula biliar e obstrução dos canais da bile.

Entenda as causas da Gama Glutamil Transferase no sangue

Alcoolismo e obesidade: não só o excesso de peso como também o alcoolismo é responsável pelo aumento da quantidade de gordura no fígado, chamada de esteatose. Quando isso ocorre, o quadro do paciente pode evoluir para uma doença hepática, entre elas, estão inflamação, cirrose e câncer.

A presença da enzima em nível elevado no sangue devido à gordura também pode estar relacionada a casos de pancreatite aguda e crônica, lesão miocárdica, anorexia, hipertireoidismo, doenças musculares e desordens neurológicas.

Doenças cardíacas: os problemas cardiovasculares também podem ser observados quando o nível da enzima está alterado. Pesquisas apontam que quanto maior o nível dela no sangue maior o risco de morte cardiovascular.

Como evitar níveis alterados gama GT no sangue

Em mulheres o nível normal baixo da enzima do sangue deve ser menor que 9U/L, enquanto que para homens é de 14U/L. É importante saber que alguns remédios (Tegretol, Dilantin) podem alterar os níveis, bem como os anticonvulsivantes usados para quem sofre de epilepsia. Quanto ao tratamento, ele deve ser de acordo com a causa da alteração.

Seguem alguns cuidados que você pode ter para estar em dia com o seu fígado:

– Não comer alimentos ricos em gorduras, entre eles, pizzas, frituras, queijos amarelos.

– Evitar o excesso de bebida alcoólica.

– Ingira alimentos saudáveis, como frutas, legumes, verduras, carnes brancas grelhadas.

– Adicione às saladas azeite de oliva.

– Bebe dois litros de água durante o dia, sempre entre as refeições, nunca durante.

– Tenha uma alimentação rica em fibras.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!