PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





FREELANCER – O QUE É, SIGNIFICADO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

Freelancer – o que é: a palavra define o profissional que trabalha por conta, podendo atuar de modo autônomo dentro de uma empresa, como um terceirizado, ou em seu próprio home office e atender a diferentes clientes. Embora como ser freelancer seja mais fácil atualmente para profissionais de áreas como jornalismo, fotografia, música, design e informática, cada vez mais pessoas estão investindo em carreiras autônomas.

O freelancer também é chamado de freela ou frila, sendo que a palavra freelancer vem do inglês, para denominar o profissional autônomo. Sua origem é, no mínimo, curiosa, sendo traduzida como "lanceiro livre", que eram os cavaleiros medievais mercenários, que ofereciam os seus serviços ao nobre que pagasse mais para guerrear.

FREELANCER - O QUE É, SIGNIFICADO

De qualquer forma, hoje em dia, muitas empresas preferem contratar freelancer e mesmo ocorre com outros profissionais autônomos. Isso porque a contratação do serviço pode ocorrer de forma mais simples e informal, o que nem sempre é uma vantagem ao freela. Porém, são inúmeras as vantagens em seguir esse tipo de carreira.

Quais são as vantagens de ser freelancer

São muitas as vantagens de ser freelancer, entre elas, a que talvez seja a principal é justamente a que faz com que muitos profissionais decidam investir numa carreira autônoma: ausência de patrão. Ao se tornar frrelancer, a trabalhador não precisa ter um chefe para desempenhar o seu serviço, possuindo autonomia total na tomada de decisões.

Outro benefício são os horários mais flexíveis, já que muitos trabalhadores têm dificuldade em sentir prazer ao ter que trabalhar cumprindo um horário que, em geral, toma praticamente todo o seu dia, se levar em consideração os deslocamento e horário de almoço. Em termos gerais, o freelancer tem mais liberdade e pode ganhar mais, já que o lucro pelo seu trabalho não precisa ser dividido com o patrão.

Desafios em ser freelancer

Como ser freelancer, entretanto, exige muito do profissional, pois fica por sua conta e risco todas as responsabilidades e mesmo a procura de serviços para que possa trabalhar. Assim, nem todo mundo se identifica com esse tipo de trabalho. É preciso, ainda, ter determinação e, muitas vezes, paciência, pois não é da noite para o dia que se conseguem muitos trabalhos.

Nesse sentido, a pessoa que deseja se tornar freelancer pode investir aos poucos na carreira, ainda quando estiver em um emprego formal. Assim, nas horas vagas pode fazer serviços extras e quando tiver uma clientela própria pode tornar esse trabalho seu principal ganha pão. A Internet é a grande aliada do freelancer e só depois que ela começou a estar mais presente na vida das pessoas é que muitos trabalhadores puderam se tornar freelas.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!