PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





FOTOS CHOCANTES EM CAIXAS DE CIGARRO

Autor: G. Produções
Publicado em: Saúde

IMAGENS EM CAIXAS DE CIGARRO

Todos sabem os malefícios causados pelo uso da substância da nicotina pelos fumantes, ele é o responsável pela grande maioria das mortes causadas pelo câncer. Além de outras doenças interligadas ao fumo, pessoas que fazem uso do cigarro aumentam o seu colesterol, prejudicam seu sistema digestivo com úlceras e para as gestantes o fumo ocasiona o nascimento prematuro dos bebês, até mesmo o aborto espontâneo. Esse é um breve resumo diante de tantas outras doenças e malefícios advindos do cigarro.

FOTOS CHOCANTES EM CAIXAS DE CIGARRO

Diante disso, na tentativa de conscientizar os fumantes das consequências deste vicio tão prejudicial à saúde, o Ministério da Saúde em 2004 determinou que as imagens impactantes fossem estampadas nas caixas que contenham os cigarros.

Entre as fotos utilizadas estão: uma perna necrosada, ratos e baratas mortas, um feto abortado, e o interior de uma boca atingida por câncer, bem como de pulmões também tomados pela doença. Além dessas imagens, também possui a de um corpo em um necrotério, uma foto tirada de uma mulher com os resultados das consequências no envelhecimento da pele, um jovem morto por overdose, e uma cabeça com um ferimento profundo (lembrando os aneurismas causados pelo tabagismo).

Essas medidas são supervisionadas pela Anvisa e são uma tentativa de chocar os fumantes e ocasionar a conscientização dos mesmos para os males que o fumo pode ocasionar. Ocorre que em dezembro de 2011, a Justiça Federal deu provimento ao pedido judicial pleiteado pela fabricante Sousa Cruz de retirar as imagens de circulação, a decisão dos desembargadores tiveram embasamento sob a alegação de que não é lícito sujeitar as empresas que produzem o tabaco a comercializar seus produtos com imagens que não tenham ligação com a realidade.

Após a divulgação da causa acolhida a Presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei que obrigava os fabricantes a incluir na parte frontal dos produtos as fotos das causas e consequências do fumo, reduzindo então para 30% da área frontal dos maços, determinação que valerá a partir de 2016.

Resta saber se com ou sem foto os fumantes chegarão à conclusão de que esse vicio é devastador para a saúde deles e dos integrantes da família que são obrigados a inalar a fumaça tóxica dos cigarros através deles.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!