PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





FORMAS DE TRATAR A FLATULÊNCIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Conhecer as formas de tratar a flatulência é fundamental para quem sofre desse mal, que pode prejudicar a saúde do indivíduo, graças ao desconforto que envolver. A flatulência excessiva se caracteriza pela eliminação de gases de maneira frequente e descontrolada. Para ter uma ideia, uma pessoa em condições normais emite 700 ml de gases por dia.

Como tratar a flatulência

Quando o valor é ultrapassado, iniciam-se, portanto, os desconfortos e possíveis constrangimentos. Já as causas da flatulência são diversas, podendo estar relacionadas à ansiedade, maus hábitos alimentares e sedentarismo. Outras causas da flatulência são os problemas gastrointestinais e as intolerâncias alimentares.

FORMAS DE TRATAR A FLATULÊNCIA

Já os sintomas, além da emissão de gases de forma excessiva em si, podem ser as cólicas abdominais, abdômen rígido e/ou dilatado, prisão de ventre e diarreia.

Principais formas de tratar a flatulência

Embora não esteja associada a problemas graves, como evitar flatulência vai evitar as dores, desconfortos e demais sintomas, além de ajudar a ter uma vida mais saudável, uma vez que os tratamentos estão ligados a bons hábitos. Portanto, para saber como evitar flatulência, confira as dicas a seguir:

– Evite a ingestão de ar enquanto estiver comendo, isso é possível através de uma alimentação sem conversas

– Não beba líquidos durante as refeições

– Não masque chicletes

– Diminua a ingestão de bebidas com gás

– Chá de hortelã antes das refeições ajuda na digestão e evita flatulência

– Como os gases se formam devido à fermentação das bactérias e à alimentação, evitar os alimentos que causam a flatulência é essencial. Assim, diminua a ingestão de brócolis, couve-flor, repolho, nabo, cebola crua, rabanete, pepino, batata doce, pimentão verde, melancia, abacate, clara de ovo, grão de bico, lentilhas, ervilhas secas, feijão e mariscos e ostras.

– Diminua a ingestão de carnes e alimentos que são fonte de proteína, como ovos, tofu ou os suplementos proteicos.

– Quando a pessoa sofre de prisão de ventre, deve tratá-la, assim, a flatulência diminui, já que o intestino preso aumenta a fermentação.

– Como o problema está associado à má digestão, é preciso mastigar bem os alimentos antes de engoli-los.

– Dietas restritivas, consumo excessivo de açúcar e, em alguns casos, produtos com glúten ou leite, devem ser evitados.

– Incluir ao cardápio alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, frutas, legumes e verduras, que aliados ao consumo regular de água ajudam no trânsito intestinal.

– Quando o problema está associado a sangramento do ânus, perda de peso, anorexia e anemia é imperativo buscar ajuda médica.

Depois de conferir quais são as formas de acabar com o problema de flatulência, você pode partir para uma reeducação total e ter mais qualidade de vida.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!