PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





FOLICULITE – O QUE É, COMO TRATAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

FOLICULITE - O QUE É, COMO TRATAR

Muitas vezes confundida com acne, ignoramos a foliculite que pode se manifestar em determinadas partes do nosso corpo ou damos a ela o tratamento incorreto. A foliculite são bolinhas vermelhas – que às vezes inflamam – que aparecem no bumbum, na virilha ou em outras partes do corpo onde usamos roupas apertadas, de tecido grosso continuamente.

As infecções aparecem, pois o tecido das roupas não deixa que a pele transpire de forma correta, e as bactérias, sem ter para onde ir, se acumulam nos poros dos pelos encravados. O jeans que usamos diariamente é um dos principais causadores da foliculite.

As bolinhas que surgem como foliculite, podem ainda ser decorrentes da depilação com cera ou lâmina, nestes casos, a inflamação ocorre graças bactérias adquiridas durante o processo de depilação.

Como tratar a foliculite

O tratamento para a foliculite precisa ser feito sob a orientação e supervisão de um dermatologista. Há muitos especializados no problema, por isso peça indicações até encontrar um, pois vale a pena.

Normalmente o tratamento consiste em antibióticos de uso oral, ou até de aplicação direta no local atingido pela inflamação. São também utilizados como remédio para tratar a foliculite, os ácidos glicólico, salicílico e retinóico, mas estes medicamentos são utilizados somente em quadros agudos do problema. Tomar os remédios regularmente vai fazer com que as manchas sumam e fiquem controladas por um tempo.

Como prevenir a foliculite

Mesmo com tratamentos eficientes, a única forma de ter um resultado duradouro e que garanta um bom tempo livre das manchas, é prevenindo o problema. O principal passo para a prevenção da foliculite é deixar a pele respirar. Evite usar roupas muito justas e de tecidos grossos e pesados com frequência, e principalmente num dia muito quente. Principalmente nos jeans que usou as peças pesadas, tome um banho fresco antes de dormir e durma com roupas leves, e se possível, sem roupas íntimas.

Esfoliar as regiões do corpo mais atingidas pela inflamação pelo menos uma vez por semana também é importante. Se a pele estiver irritada e mostrando sinais de foliculite, é melhor evitar a esfoliação para não agredir mais. Depois que os caroços diminuírem ou sumirem, volte com a rotina de esfoliar.

Manter os pelos desencravados com cremes hidratantes que possuam areia ou ácido glicólico na composição também é importante. Para evitar infecções durante a depilação, procure a depilação a laser, pois diminui a chance de crescimento dos pelos e, logo, de encravamento. Porém, se a lâmina ainda é uma opção, evite usá-la no sentido contrário do crescimento dos pelos, e sempre a limpe bem. Com a depilação com cera a mesma recomendação: utilize ambientes bem higienizados para realizar o processo e nunca puxe as tiras no sentido contrário do crescimento dos pelos.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!