FLUTUAR NA ÁGUA – COMO APRENDER A BOIAR NA ÁGUA

Autor: G. Produções
Publicado em: Informações Gerais

FLUTUAR NA ÁGUAFlutuar pode parecer tão simples quanto andar de bicicleta. Para quem sabe como boiar a ação é tão automática que chega a ser difícil ensinar a alguém que não sabe. Na maioria dos casos, pessoas que não conseguem boiar têm medo de água e não conseguem submergir a cabeça. Além disso, a sensação de água nos ouvidos incomoda e costuma ser o primeiro obstáculo. Por isso, é importante superar essa primeira etapa antes de tentar flutuar.

grey FLUTUAR NA ÁGUA   COMO APRENDER A BOIAR NA ÁGUA

Primeiro, é importante se ambientar com o local, com a temperatura da água e procurar espaços que transmitam segurança, por exemplo, ficar perto da escada na piscina. Assim, se você se sentir mal, pode sair rapidamente. Outro fator importante é estar acompanhado por alguém que já saiba nadar e que possa auxiliá-lo, se necessário. Tomadas essas precauções, é hora de aprender a controlar a respiração, fazendo as famosas bolinhas debaixo d’água. Inspire, feche a boca e, aos poucos, vá soltando o ar pelo nariz dentro da água. Comece fazendo contagens de 10 e com o ouvido fora d’água. Conforme vá adquirindo confiança, coloque a cabeça dentro d’água e repita o procedimento algumas vezes.

Superada essa fase do controle da respiração, é hora de finalmente aprender a boiar! Muitos pensam que é mais fácil aprender a boiar de barriga para cima. Errado! O melhor é começar com o rosto dentro d’água, continuando os exercícios de controle da respiração. Fique agachado até a água chegar um pouco acima dos ombros. Então, incline-se para frente, e com o rosto de lado, acostume-se com a água em um dos ouvidos. Depois, abrindo os braços mergulhe a cabeça e, aos poucos, tente levantar o tronco e depois as pernas. É interessante usar óculos de natação para poder enxergar debaixo d‘água. Isso aumenta a confiança.

Depois, é legal tentar boiar de costas. O procedimento é semelhante: incline-se para trás até seus ouvidos submergirem na água. Quando se sentir confortável, dê um impulso e empurre o tronco e depois as pernas para cima. Abra os braços para dar mais estabilidade e respire normalmente. O segredo é manter o tronco elevado e não tentar levantar a cabeça ou virá-la para os lados, pois isso fará você perder equilíbrio. Relaxe e curta essa sensação maravilhosa que é estar em contato com a água!




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!