PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





FILTRO SOLAR – COMO USAR PROTETOR SOLAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

FILTRO SOLAR – Com o verão chegando, nunca é demais lembrar que o uso do filtro solar é imprescindível. Vale lembrar que os efeitos solares estão sempre presentes, até mesmo quando o dia está nublado, mas certamente no verão a incidência de raios ultravioleta B é muito maior, bem como o tempo de exposição da pele devido ao calor da estação. Dessa forma, não é segredo que o uso do protetor solar é muito importante para proteger a pele de vários riscos, até mesmo o câncer.

FILTRO SOLAR - COMO USAR PROTETOR SOLAR

Os raios ultravioleta B (UVB) atuam de maneira superficial na pele e causam queimaduras. Além disso, eles também são os grandes responsáveis pelo câncer de ele. Os raios ultravioleta A (UVA) atuam de maneira menos intensa, mas também causam diversos danos como o foto-envelhecimento. Para se proteger de todos estes raios, somente com o uso do filtro solar. Cada protetor possui um tempo em que a pessoa pode ficar exposta ao sol, é o Fator de Proteção Solar (FSP), e pode variar de 2 a 60. Para saber o tempo certo que você poderá ficar no sol, multiplique o número do fator de seu filtro solar por 15.

Existem vários tipos de filtro solar, como gel, creme e spray, e cada um é destinado para um tipo de tonalidade e pele. Para as pessoas que possuem pele seca ou normal, o filtro solar em creme é o mais indicado, pois, além de proteger dos efeitos solares, também hidratam. Aquelas pessoas que possuem a pele oleosa devem preferir os tipos de protetor em spray ou gel, pois evitam a oleosidade. Para peles negras ou morenas, é possível usar os óleos bronzeadores com baixo fator. Caso você tenha também lábios sensíveis, não se esqueça de utilizar um filtro labial.

Para o rosto, use um filtro solar que tenha proteção maior para evitar o envelhecimento da pele nesta região. Fique atento com as crianças, pois elas são mais sensíveis aos raios solares e devem estar sempre bem cuidadas. A partir dos seis meses, os pequenos já podem usar o filtro solar. Além disso, existem filtros específicos para crianças que, geralmente, tem maior duração e não causam alergias.

A diferença entre o bloqueador solar e o filtro é o fator de proteção. Os protetores são classificados entre 15 a 20 e os bloqueadores são maiores que 20. Os filtro solares possuem componentes que filtram apenas parte das radiações. Por outro lado, os bloqueadores contêm substâncias que atuam como uma barreira e refletem os raios.

Não deixe de usar o filtro solar ou bloqueador neste verão nem nas outras estações do ano. Cuide de sua saúde e também a de sua família. Se você verificar que apareceu alguma queimadura após você se expor ao sol e mesmo assim você estava com filtro, aumente o FPS. Caso não resolver, procure um médico.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!