PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





EXERCÍCIOS PARA CONSEGUIR MAIS FLEXIBILIDADE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

EXERCÍCIOS PARA CONSEGUIR MAIS FLEXIBILIDADE

Aquela boa espreguiçada que a gente dá logo depois de acordar nada mais é do que um tipo de alongamento. Muitas pessoas se esquecem de uma parte fundamental na hora de praticar exercícios físicos: a flexibilidade. Realizar um aquecimento prévio do músculo antes de cada treino é muito importante, assim como realizar exercícios de flexibilidade. Por conta disso, vamos passar a você alguns exercícios para conseguir mais flexibilidade.

Existem simples exercícios para conseguir mais flexibilidade, que podem ser feitos no momento do aquecimento para uma prática física. Ao realizar tais exercícios, seu corpo ficará mais preparado para começar a aproveitar as vantagens dos esportes e de outras atividades praticados por você.

Confira exercícios para conseguir mais flexibilidade

1. Alongar ao aquecer: sempre que iniciar o seu treino com pesos, é muito importante que você inclua exercícios de aquecimento, como alguns alongamentos. Um aquecimento adequado inclui 10 minutos de atividade cárdio (bicicleta, passadeira, elíptica), assim como alongamento de todos os grupos de músculos, pela mesma quantidade de tempo.

2. Aquecer a musculatura: a forma de aquecimento físico mais simples que existe é fazer alguma atividade aeróbica, mas com um ritmo mais lento. Quanto menos acostumado você estiver com a prática de exercício, maior deverá ser a sua rotina de aquecimento. Entretanto, isso não significa que quem pratica exercícios diariamente não precisa fazer o alongamento.

3. Prevenir lesões musculares: os alongamentos são um forte componente da rotina de aquecimento e de preparação para um exercício mais intenso. Além disso, alongamentos também são uma parte essencial da recuperação do exercício físico, uma vez que previnem lesões e dores musculares. Na realidade, quanto mais flexibilidade o seu corpo tiver, menos chances você terá de sofrer uma lesão durante e após o exercício físico.

4. Aumentar a performance física: se você adicionar alongamentos à rotina de aquecimento, isso irá aumentar muito a sua performance física. Portanto, logo que os seus músculos estiverem aquecidos, faça alguns exercícios durante alguns minutos. Assim, a sua disposição durante o restante treino será muito melhor.

5. Ajudar a relaxar: encerrar a prática de atividades com alongamentos garante que seu corpo tenha o tempo necessário para se acalmar e recuperar do exercício intenso, como também que o corpo se sinta mais relaxado e que os órgãos internos sejam menos afetados pelo impacto da atividade.

Por fim, sempre faça alongamento, pois é a melhor forma de garantir mais flexibilidade para seu corpo. Se você tem pouco tempo para o treino, jamais elimine a parte dos alongamentos, que é indispensável, ainda mais se você pretende manter um corpo equilibrado e em boa condição física.

Com o levantamento de pesos, pode ocorrer o encurtamento ou o tensionamento irreversível de grupos musculares, caso você não faça alongamentos dos grupos musculares treinados. Aumentar a flexibilidade do seu corpo aumentará, consequentemente, a sua amplitude de movimentos das articulações. Desse modo, você começará a sentir muito menos tensão muscular, muito menos torcicolos, menor pressão lombar e, acima de tudo, evitará lesões desnecessárias que podem surgir depois de cada treino.

Alongamento é a melhor forma de garantir maior flexibilidade, para que o resultado dos outros exercícios sejam mais efetivos.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!