PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





EXAMES DE ROTINA NA TERCEIRA IDADE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

EXAMES DE ROTINA NA TERCEIRA IDADE

Para controlar a saúde nada melhor do que os exames periódicos, os quais são importantes durante toda a vida. No entanto, os idosos devem saber quais são os exames de rotina na terceira idade mais importantes para que continuem com o acompanhamento.

A partir dos 60 anos, homens e mulheres devem acrescentar alguns exames na hora de fazer o check-up que, normalmente, deve ser feito uma vez por ano. Um dos exames de rotina na terceira idade mais importantes é o da pressão arterial, que identifica possíveis mudanças.

Para entender melhor a sua importância, vale dizer o resultado vai mostrar como está o volume de sangue que sai do coração e como ele circula pelo corpo. Dessa forma, quando a pressão está alta, a pessoa pode desmaiar, sofrer ataque cardíaco e até mesmo falecer.

Embora a pressão baixa seja menos preocupante, pode causa desmaios também, além de tontura e sonolência. Outros dos exames de rotina na terceira idade são os de sangue, sendo que entre os que não pode faltar está o hemograma, que detecta anemias.

O que também é avaliado com o exame de sangue é a ureia e a creatinina, que servem para indicar problemas nas funções renais, o que pode evoluir para insuficiência renal.

Mais exames de rotina na terceira idade

O TSH é outro exame obtido através do sangue e detecta mudanças dos hormônios da tireoide. Se o resultado for um valor de TSH baixo é possível que a pessoa tenha hipertireoidismo, mas se os níveis de TSH estiverem altos, então é um indicativo de hipotireoidismo.

Embora nem todos os exames exijam jejum do paciente, como uma mesma amostra pode ser usada para uma série de exames, indica-se que o jejum de 12 horas seja feito. Isso porque um exame muito importante na terceira idade que deve ser feito com o paciente em jejum é o de glicemia. Com o seu resultado pode ser descoberto casos de diabetes.

O colonoscopia é outro procedimento essencial a partir dos 50 anos, sendo que o seu objetivo é o de encontrar câncer nos intestinos de forma precoce. Para a sua realização, o paciente deve seguir uma dieta específica, nos dias que antecedem o exame. Quem pode solicitá-lo é o gastroenterologista, entre outras especialidades.

Já a mulher tem alguns exames extras, como o Papanicolau, que pode identificar câncer de colo do útero, e a mamografia, para prevenir o câncer de mama. Já os homens precisam fazer o exame da próstata, depois dos 40 anos, a fim de encontrar um possível câncer de próstata.

Homens fumantes podem ter que fazer ainda o ultrassom do abdômen. Outros exames de rotina na terceira idade são a densitometria óssea, que mede a qualidade dos ossos, e o teste ergométrico, para avaliar a capacidade cardíaca.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!