PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ESPORTE MAIS INDICADO PARA CADA CRIANÇA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

ESPORTE MAIS INDICADO PARA CADA CRIANÇA

Muitos pais querem que seus filhos pratiquem atividades físicas desde pequenos e outras tantas já mostram interesse pelos esportes muito jovens. Os exercícios são muito bem vindos para todas as idades, pois além de evitar o risco de obesidade, a criança desenvolve a coordenação motora e estimula o intelecto. No entanto, é preciso saber qual é o esporte mais indicado para cada criança.

Nem todas estão aptas a determinadas atividades conforme a sua idade. Especialistas afirmam que, na infância, se forem realizados exercícios sem orientação é possível que resulte em problemas nos ossos, músculos ou tendões. Isso pode, ainda, causar consequências no seu crescimento e desenvolvimento. Para ajudar a escolher um esporte para crianças, seguem as atividades mais apropriadas para cada faixa etária.

Tipos de esportes para crianças até 5 anos

Até a criança completar 5 anos, o esporte mais indicado para cada criança deve ser aquele que tem uma proposta mais lúdica. Os movimentos devem ser mais naturais, como correr, pular corda e dar cambalhota. Nesse caso, é importante que o local onde a criança fizer a atividade conte com profissionais especializados para esse público.

Se você está na dúvida sobre como escolher esporte para crianças, saiba que os que mais combinam com essa idade é a bicicleta, ginástica artística, balé, judô, atletismo e Tae Kwon Do. A natação é outra opção que pode ser escolhida desde os primeiros meses, já que aproxima o bebê daquela sensação que ele experimentou quando estava no útero materno, fazendo-lhe muito bem.

Tipos de esportes para crianças dos 6 aos 11 anos

Já que até os seis anos a criança não desenvolveu todas as suas funções motoras, os esportes com bola devem ser evitados. Mas a partir dessa idade, entretanto, já podem ser uma das opções, bem como atividades mais complexas. Assim, os esportes nesse período mais adequados são futebol, futsal, handebol, basquete, vôlei, tênis, yoga, remo, vela e hóquei.

Esportes para crianças e adolescentes dos 12 aos 15 anos

Nesse período é quando a criança começa a desenvolver aspectos como destreza, força e equilíbrio. Por isso, atividades que as exigem são aconselhadas quando a criança atinge os 12 anos. As competições esportivas, que promovem integração social também são boas opções, bem como a musculação. Porém, o melhor é que seja aliada a esportes coletivos.

Assim, escolha entre atividades como alongamento, musculação, jumping, boxe e Hip Hop. No caso das atividades individuais, lembre-se de sempre escolher locais em que haja acompanhamento profissional.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!