PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ESCOVAR DENTE DE CACHORRO – COMO CUIDAR DA SAÚDE BUCAL DOS CÃES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

ESCOVAR DENTE DE CACHORRO – Assim como as pessoas, os cães também precisam de cuidados com a sua saúde, inclusive, no que diz respeito as suas bocas. Por isso, quem tem um animal de estimação deve saber como cuidar da saúde bucal dos cães. Por mais que possa parecer estranho, ou até mesmo engraçado, o ideal é escovar os dentes dos cães, o que também nem sempre vai ser uma tarefa muito fácil de executar.

ESCOVAR DENTE DE CACHORRO

A escovação é uma forma de saber como cuidar da saúde bucal dos cães, pois controla o acúmulo de placa bacterina. O melhor é que a escovação seja feita diariamente, com escova macia e pasta de dente própria para animais. Outra forma de controlar a placa bacteriana é através de rações secas e ossinhos, que auxiliam no seu controle, porém, não substituem a escovação.

Já que a prevenção é sempre o melhor remédio, o certo é que o cão visite, ao menos, uma vez por ano um veterinário para fazer uma avalição da sua saúde, inclusive, dos dentes. Caso contrário, não só as placas bacterianas, como outros problemas podem afetar a saúde do animal. As infecções na gengiva e o tártaro podem causar a perda dos dentes ou necessidade de retirá-los. Assim como dentes fraturados podem dar, além de muita dor, infecções e os tumores também podem acometer a boca dos cães, sendo o quarto lugar com mais ocorrência de câncer em caninos.

Esses problemas são considerados graves, pois a partir do momento em que eles prejudicam a saúde bucal do cão, todo o resto do seu organismo fica debilitado também. No caso da doença periodontal, que acomete a gengiva e causa sintomas como mau hálito, inflamação, tártaro, e outros, as bactérias da placa que causam o problema vão para a corrente sanguínea. Isso costuma afetar os outros órgãos, como fígado, coração, rins e pulmões.

Outro problema comum em cães é a oclusão, que afeta o encaixe entre os dentes. Quando o encaixe fica fora o padrão, o animal pode ter dificuldade para pegar os alimentos ou mastigá-los. Com a mastigação comprometida, a placa bacteriana se acumula com mais facilidade, ocasionando a doença periodontal.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!