PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ERROS E ACERTOS NO TRABALHO EM EQUIPE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

ERROS E ACERTOS NO TRABALHO EM EQUIPE

Uma das habilidades comportamentais que mais vem sendo valorizada pelos recrutadores atualmente é a capacidade do candidato de trabalhar bem em uma equipe, por isso este é um tema frequente de questionamentos nas entrevistas de emprego. Entretanto, existem alguns erros e acertos no trabalho em equipe que podem garantir o sucesso ou fracasso em uma nova etapa de sua carreira.

Erros e acertos do trabalho em equipe que comprometem resultados

1. Não ser transparente na comunicação: especialistas destacam que um dos principais erros é quando o funcionário se comunica da mesma forma com todas as pessoas, porque comunicar-se bem não é o mesmo que saber bem, já que é necessária flexibilidade e vontade de compreender o colega. É preciso avaliar o perfil do outro. Por exemplo, se a pessoa for mais delicada, é preciso abordá-la de forma sutil.

2. Objetivos desalinhados: cada funcionário de uma empresa apresenta uma meta, que pode ser ganhar dinheiro, promoção ou reconhecimento profissional. O problema é que os funcionários precisam encontrar um objetivo em comum, de forma a manter a equipe motivada e o trabalho não seja comprometido. O andamento do trabalho só ocorre no momento em que os integrantes da equipe apresentam um objetivo em comum, que está acima dos objetivos pessoais.

3. Falta de comprometimento e planejamento: quando um integrante da equipe não está comprometido com o trabalho, ele acaba prejudicando todo o resultado. Além disso, se os participantes não estão focados e com um bom planejamento, não há trabalho que tenha sucesso. Para acertar é preciso que cada um saiba exatamente qual o seu papel para o resultado final e quais os prazos que precisam ser cumpridos.

4. Criticar os colegas: manter um bom equilíbrio entre uma equipe não incluiu criticar um participante na ausência dele. Pode parecer uma atitude inofensiva, reclamar de alguém com quem se está insatisfeito com a postura, mas acaba gerando um tremendo mal estar. A recomendação é falar diretamente com a pessoa que se problema, reduzindo a interferência externa.

5. Não saber assumir suas falhas e ignorar as regras do grupo: o profissional que apenas atua apontando os erros do colega, mas não sabe se posicionar corretamente diante de seus próprios erros não acrescenta muito à equipe. O centro no trabalho em conjunto é que todos encarem o erro individual como do grupo. O importante também é seguir as regras pré-estabelecidas, preferindo agir do seu jeito particular.

6. Rejeitar as diferenças: outra postura que prejudica o trabalho da equipe é não aceitar que as diferenças de postura e pensamento em uma é equipe é algo a ser valorizado. Embates e desentendimentos vão ocorrer e isso é natural, mas é preciso haver a discussão saudável para que os conflitos sejam solucionados.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!