PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ERROS AO FALAR EM PÚBLICO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

ERROS AO FALAR EM PÚBLICO

Ter que falar em público nem sempre é uma tarefa fácil para algumas pessoas. Enquanto umas tem extrema facilidade em se expor diante de um público e expressar bem suas intenções, outras pessoas se enrolam com as informações que precisam repassar de tão nervosas que ficam diante desta situação. Mas tanto para quem fica nervoso como também para quem tem facilidade, existem alguns erros ao falar em público que podem ser fatais para a apresentação que vem sendo realizada, seja uma palestra ou exposição em seminário.

Principais erros ao falar em público

Uma das primeiras recomendações para não errar na hora de falar em público é não se aventurar a falar de um assunto que não domina. O problema é que em muitos casos, mesmo dominando o assunto, podemos cometer erros fatais que irão prejudicar um excelente trabalho.

1. Atenção à aparência: em uma apresentação em que você deve falar em público, a sua apresentação também é muito importante. Chegar a um local onde você irá falar apresentando uma imagem de cansado, ombros caídos e cabeça baixa irão já criar no público uma predisposição a dúvida sobre o assunto a ser tratado.

2. Cuidado com o tom de voz: este é outro erro grave cometido pelos expositores, isso porque vai depender muito do bom senso de cada um. Se você for falar em público com o apoio de um microfone, regule o volume de sua voz, já que se falar muito alto neste caso por acabar dificultando o entendimento do público. O problema pode ocorrer ainda no sentido inverso, se você não falar alto o suficiente para as pessoas te ouvirem, sendo um discurso em vão.

3. Organize seus slides: quando você preparar uma apresentação para falar em público, organize seus próprios slides. Isso porque não conhecer a sequencia da apresentação pode arruinar seu trabalho, já que acabará se perdendo na fala, antecipando o assunto do slide seguinte ou até repetindo algo que já havia dito. Ainda assim, não é recomendado decorar o que está escrito, apenas falar sobre o assunto de forma tranquila. A principal dica é usar os slides como apoio, estruturados em tópicos.

4. Atenção à postura: é preciso tomar cuidado com as mãos no momento de falar em público. É um erro realizar sua fala com as mãos nos bolsos ou escondidas às costas. Sempre as mantenha a vista, gesticulando sem qualquer exagero.

5. Esteja com o português afiado: sua oratória não pode ter qualquer falha e esse é um dos principais erros ao falar em público. Fique atento a erros de concordância, ao cuidado com a pronúncia de palavras estrangeira. Vá preparado, pesquisando antes a pronúncia correta. Se você não se sentir seguro, troque por outra expressão, se for possível.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!