PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





ERROS AO CUIDAR DE FLORES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

ERROS AO CUIDAR DE FLORES

O sonho de ter um belo jardim em casa é cultivado, mas as plantas nem sempre são cultivadas da mesma forma. Por mais que você plante e se esforce para cuidar, as plantas acabam enfraquecendo ou morrendo. Se você insiste em cultivar um belo jardim de flores, mas não consegue, descubra quais são os principais erros ao cuidar de flores.

Ao identificar os maiores erros ao cuidar de flores que você pode ter cometido, você será capaz de evitar tais equívocos nas próximas vezes que você decidir cuidar de flores, seja na sua casa, no trabalho ou em qualquer outro local.

Principais erros ao cuidar de flores

1. Vaso pequeno

O critério para a escolha do vaso para criar suas flores não deve ser somente estético. Mais do que a aparência, é necessário priorizar o tamanho do vaso, para que haja espaço para a planta crescer e enraizar. Num vaso muito pequeno, as raízes ficam atrofiadas  e as flores perdem os seu suporte, pois quando o cabo cresce, o peso não é suportado por ela mesma. Você pode até começar a cultivar a flor em um pote pequeno, mas assim que a plantinha brotar, ela dará um sinal de que está crescendo e precisa ser transplantada para um vaso mais amplo.

Uma flor ou uma planta que possa chegar a até 80 centímetros de altura precisa de um vaso de no mínimo 30 centímetros de profundidade e de aproximadamente 20 cm de diâmetro, por exemplo. Antes do cultivo, busque esse tipo de informação na floricultura. Peça auxílio sobre o porte da espécie escolhida e descubra o quanto ela pode crescer, para calcular o tamanho do vaso ideal para ela.

2. Muita ou pouca água

Às vezes, as flores morrem por falta de cuidados; outras vezes, isso ocorre devido ao excesso de regas de água. Algumas plantas precisam de muita água, enquanto outras requerem poucas quantidades. Então, é preciso saber bem que tipo de espécie você vai plantar, podendo avaliar se você poderá ou não estar disponível para regar sempre que sua planta precisar de cuidados.

3. Muito ou pouco sol

Outro erro que pode acontecer pelo exagero ou pela falta diz respeito à exposição aos raios solares. Todas as plantas precisam de sol, assim como precisam de água. Como algumas flores aguentam mais radiações do que as outras, você também deve se questionar sobre isso na hora de escolher suas flores ou o lugar em que irá plantá-las.

Algumas espécies podem ficar com a cor amarelada ou até queimadas se expostas ao sol por muito tempo, enquanto outras secam até morrer. Por isso, informe-se a respeito da necessidade de cada tipo e escolha um local que receba a iluminação necessária durante o dia. Assim, será possível proteger a planta contra luzes intensas e calor em excesso.

4. Cortes errados

Algumas flores precisam de podas para que possam crescer mais fortes e bonitas, com mais pétalas e cores mais intensas. Também há muitas pessoas precisam cortar as flores para fazer buquês e arranjos para ambientes. Porém, é preciso tomar cuidado com os cortes que são feitos. Procure cortar as flores pelos seus cabos, entre o inverno e o início da primavera, quando podem aflorar mais. Além disso, só escolha as plantas devidamente estabilizadas e fixas ao solo, utilizando uma tesoura específica e afiada, pois machucando os cabos, a flor pode ter um crescimento não satisfatório depois.

5. Uso incorreto de inseticida

Ao perceber pragas ou doenças nas flores, é comum recorrer aos inseticidas químicos, que espantam esses males. Porém, há chances de deixar a planta doente se o produto conter elementos tóxicos ou se você exagerar na dose na hora da aplicação, principalmente porque a flor já está enfraquecida. Fortalecer a flor com a quantidade certa de água e nutrientes é um passo para proteger esses males. Entretanto, se ainda for necessário recorrer ao inseticida, prefira os que são à base de água.

 

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!