PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





EQUIPAMENTOS PARA ESCALADAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

EQUIPAMENTOS PARA ESCALADAS – Se você gosta de praticar esportes radicais, é preciso estar sempre atento ao que é necessário nessa hora para garantir sua segurança e conforto. Se a sua vibe é a escalada, por exemplo, saiba que existe uma série de equipamentos para escaladas fundamentais que irão garantir a prática segura durante o trajeto de subida e descida.

E são vários os materiais que compõem o kit de escalada: entre os equipamentos básicos, estão a sapatilha e a cadeirinha. A primeira se refere ao calçado usado para realizar a atividade, é confeccionada de borracha especial e deve oferecer maior sensibilidade aos pés, aderindo com facilidade às pedras. A sapatilha de escalada não precisa ser top de linha, ainda mais para os principiantes, porém, é aconselhável uma marca reconhecida pela segurança que oferece.

EQUIPAMENTOS PARA ESCALADAS

Já a cadeirinha, outro entre os equipamentos básicos para escalar, que também é chamado de Baudrier ou Harnés, funciona da mesma forma, não precisa ser a mais cara, desde que sua marca seja conhecida. O mais indicado é que o produto seja macio e confortável e que dê liberdade aos movimentos. Isso porque durante a escalada, ainda mais quando se é iniciante, pode durar horas, sendo preciso estar bem acomodado.

O capacete não é sempre usado, porém, é muito importante conforme o local da escalada, uma vez que vai proteger a cabeça de pedras soltas que podem cair. Também protege o escalador em caso de escorregões.

Quais são os equipamentos para escaladas

Para praticar escalada com toda a segurança e curtir o esporte em sua plenitude, é ideal que você conheça quais são os principais equipamentos para escaladas listados a seguir:

Cordas: estão entre os equipamentos de segurança para escalar básicos, pois é o que permite ao escalador se unir à rocha, protegendo-o no caso de uma queda. Mas não serve só para a segurança, como também para a sustentação durante as escaladas verticais.

Mosquetão: são muito usados, se constituindo de uma peça metálica em formato de elo com uma parte móvel, que se fecha devido a uma mola interna. São bastante resistentes e os modelos com trava evitam uma abertura acidental.

Freios: existem vários modelos sendo que a função de todos eles é controlar a descida do escalador na corda, quando se trata de uma escalada vertical. Para tanto, o freio realiza um atrito na corda.

Grampos e chapeletas: onde os mosquetões são presos, sendo peças de aço ou duralumínio, que se fixam na rocha através de buchas metálicas e parafusos.

Carbonato de magnésio: pó branco que se costuma levar em um saquinho preso na cintura do escalador. Ele funciona para absorver o suor nas mãos, assim, elas se tornam mais aderentes.

Com esses equipamentos em mãos, você pode partir para as montanhas e praticar escalada com toda a segurança.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!