PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





EMPREGOS TERCEIRA IDADE – VAGAS E OPORTUNIDADES DE EMPREGOS PARA 3° IDADE – IDOSOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

EMPREGOS TERCEIRA IDADE - VAGAS E OPORTUNIDADES DE EMPREGOS PARA 3° IDADE - IDOSOS

EMPREGOS TERCEIRA IDADE – Os idosos, mesmo aposentados, que, hoje, queiram voltar ao mercado de trabalho devem saber que as portas estão mais do que abertas. Diferente do que acontecia a alguns anos, quando a aposentadoria era sinônimo de afastamento total da atividade profissional, devido à desvalorização da mão de obra desses trabalhadores, agora, é possível encontrar na Internet muitos sites que exibem uma grande variedade de oportunidades de emprego terceira idade.

Para os idosos e para o próprio mercado de trabalho esta é uma boa notícia, uma vez que, de acordo com os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 14 milhões de pessoas têm mais de 65 anos no país. Isso quer dizer que o Brasil está, cada vez mais, com cidadãos integrantes da terceira idade, e isso influencia diretamente e de diferentes formas na sociedade, inclusive, no que diz respeito ao trabalho profissional.

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, homens e mulheres aposentadas podem trabalhar de carteira assinada e acumular as duas rendas, isso acontece porque a aposentadoria é irrenunciável a partir do momento em que a pessoa recebe o primeiro benefício. Isso é válido tanto aos aposentados por tempo de contribuição ou por idade. O mesmo só não acontece se o trabalhador se aposentou por invalidade. Neste caso, ele perde o benefício da aposentadoria, se contratado por uma empresa, pois estaria comprovando que é capaz de trabalhar.

Além disso, no momento em que o aposentado volta a ter a sua carteira assinada, ele também retoma o pagamento da contribuição à Previdência Social, como qualquer outro trabalhador. Porém, isso não interfere no valor que a pessoa recebe de aposentadoria, tampouco altera o patamar da aposentadoria em que está inserido, já que a Previdência custeia também outros serviços, como o auxílio-doença, que o trabalhador voltará a ter direito.

Ou seja, a lei brasileira não prevê nenhuma diferença nos deveres e direitos no emprego terceira idade. Para as empresas, outro ponto benéfico ao contratar os idosos é o melhoramento de sua imagem, que ganha ao estar colaborando com a sociedade, uma vez que isso reflete em melhora na qualidade de vida desses trabalhadores. Estudiosos do tema comprovam, ainda, que o consumo de medicamentos pela terceira idade diminui, quando estão trabalhando por opção, mesmo depois da aposentadoria.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!