PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





EMPREGOS NA ÁREA DE METEOROLOGIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos ,Mercado, Negócios e Empresas

EMPREGOS NA ÁREA DE METEOROLOGIA

Os empregos na área de meteorologia tendem a crescer nos próximos anos, pois é um campo do conhecimento que ainda é pouco explorado, mas isso está mudando. Por conta dessa situação, quem se forma nesse curso encontra um mercado de trabalho com muito espaço.

No Brasil, entretanto, existem pouco mais de 10 empresas de meteorologia, mas a boa notícia é que elas sentem a falta de profissionais com a formação específica.Além disso, existem segmentos que precisam dos serviços do meteorólogoa fim de obter informações sobre a previsão do tempo, inclusive, a proximidade de grandes temporais e outras situações que podem colocar em risco o seu trabalho.

Já as agências de meteorologia têm a função principal de alertar a população como um todo sobre o clima nas próximas horas e dias.O setor público é outro campo que oferece empregos na área de meteorologia, sendo que muitas vagas disponíveis estão na área operacional, em órgãos federais e estaduais de meteorologia.

Há também instituições públicas, como os ministérios da Marinha e da Aeronáutica, bem como o Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que precisam desse profissional no seu quadro de servidores públicos.Outros exemplos são a Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, considerados tradicionais empregados de meteorólogos.

Mais recentemente esse profissional é requisitado ainda nas companhias de saneamento ambiental e empresas de geração e transmissão de energia elétrica.

Dicas de empregos na área de meteorologia

Atualmente, é possível conseguir emprego na Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais, na Copel – Companhia Paranaense de Energia e na usina hidrelétrica de Itaipu. São empresas essas espalhadas por todo o país, por isso, em diferentes regiões é possível conseguir emprego na área de meteorologia.

No entanto, é o sudeste ainda que concentra o maior número de oportunidades.Os profissionais que desejam focar a sua atuação no mercado de trabalho na área da meteorologia ambiental pode buscar vagas junto a órgãos públicos municipais e estaduais, como é o caso das secretarias de meio ambiente.

Já que o profissional que se forma em meteorologia tem uma boa base de computação e modelagem é possível que ele seja até mesmo empregado no segmento financeiro, ao elaborar e analisar simulações.

Além das já citadas, outras áreas de atuação para esse profissional são: agrometeorologia, prevendo o tempo para empresas e produtores rurais; área operacional, avaliando as condições climáticas para guiar o tráfego marítimo e aéreo; e biometeorologia, que estuda as relações entre doenças e o clima.

Há também a hidrometeorologia, que examina o regime das águas dos rios e chuvas para precaver enchentes; e a radiometeorologia, que pesquisa como o clima influencia as telecomunicações, a fim de evitar interferências na transmissão e na captação de ondas.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!