EFEITOS DA CAFEÍNA – BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DO CAFÉ

Autor: G. Produções
Publicado em: Informações Gerais

EFEITOS DA CAFEÍNA – A cafeína é um composto químico que atua diretamente no sistema nervoso central, aumentando a produção do suco gástrico, alterando o metabolismo. Contudo, muitas pessoas ingerem devido ao estímulo do sistema nervoso, que favorece o estado de alerta.

grey EFEITOS DA CAFEÍNA   BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DO CAFÉ

A cafeína é a droga mais consumida no mundo, embora cause dependência física e psicológica, uma vez que para estimular o cérebro utiliza os mesmos mecanismos das anfetaminas, cocaína e heroína.

As substâncias presentes na cafeína não apresentam nenhum valor nutricional, considerada simplesmente uma bebida estimulante. Como ela provoca uma dependência leve, é comum que as pessoas sofram de dores de cabeça caso retiram a cafeína de sua dieta.

A cafeína pode ser encontrada em alimentos como café, chocolate, guaraná, cacau, chás entre outros. O valor da cafeína está ligado apenas ao efeito excitante. Por isso, quando ingerida em excesso, a cafeína pode ocasionar sintomas como irritabilidade, agitação, ansiedade, dor de cabeça e insônia.

O que torna a cafeína tão polêmica são seus efeitos no organismo humano que variam de pessoa para pessoa. Tudo depende do peso relacionado com a regularidade com que ingerem cafeína, e os seus efeitos são sentidos enquanto estiver presente na corrente sanguínea.

O composto químico presente na cafeína acelera o metabolismo, auxilia no bom funcionamento do coração, mas descalcifica os ossos. É importante conhecer quais as vantagens e desvantagem do seu consumo.

A cafeína, se consumida moderadamente, proporciona o aumento da atenção mental, aumento da concentração, melhoria do humor, diminuição da fadiga e etc. Estudos comprovam que a cafeína também é capaz de aumentar o desempenho em simples tarefas manuais.

Ela pode ser encontrada em mais de 60 tipos de plantas. Tem característica de um pó branco, é solúvel em água quente, não contém cheiro e o sabor é amargo.

As principais plantas que tem o princípio ativo da cafeína são o chá mate, através das folhas e talos, a cola, utilizada em alguns refrigerantes, o café pelas sementes e pelos frutos, o guaraná e o cacau.

Importante ressaltar que alguns medicamentos também contêm cafeína como analgésico e antipirético, antigripais, relaxantes musculares, antiinflamatórios entre outros.

Não ultrapassando na quantidade do consumo adequado por dia, sua saúde e bem-estar não serão prejudicados pela cafeína, mas com certeza, poderá ser benéfica.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!