PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





EDUCACENSO 2012 – CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

EDUCACENSO 2012 – A fim de conhecer por completo como vai o sistema educacional brasileiro, quais as dificuldades mais presentes e os pontos positivos mais marcantes, é feito anualmente o Educacenso. Promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – órgão ligado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), a pesquisa é a principal fonte de dados para que os gestores públicos brasileiros possam planejar a distribuição de recursos para a alimentação, transporte escolar, livros didáticos, entre outros fins em prol da Educação em todo país.

EDUCACENSO 2012 - CENSO ESCOLAR DA EDUÇÃO BÁSICA

Toda a pesquisa é feita por meio da internet e é a partir desses dados que é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No Educacenso, as opiniões de professores e alunos, diretores, gestores e demais profissionais da Educação, tanto das redes públicas (federal, estadual e municipal) quanto da rede privada são levadas em consideração e coletadas individualmente.

As informações registradas pelo Educacenso 2012 dizem respeito a estrutura física de cada unidade de ensino, como infraestrutura, energia elétrica, água, esgoto, cozinha, secretaria, equipamentos eletrônicos como televisões, computadores, aparelhos de dvd e outros itens. A fim de traçar os perfis dos alunos são anotados os dados referentes a idade, sexo, cor/raça, em que série se encontra, nacionalidade, frequência com que vai as aulas, se utiliza o transporte escolar, se tem ou não alguma deficiência física, além de outros pontos. Quanto questionário dirigido aos professores, são aplicadas as mesmas perguntas, acrescentando-se apenas a informação a respeito da função específica que exerce.

A primeira etapa do Educacenso 2012 ocorreu entre maio e julho quando as informações foram coletadas, digitadas e exportadas via internet. Em agosto, o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial os dados preliminares da pesquisa. Ainda nesta fase, as instituições terão até o dia 30 de novembro para enviar os dados finais resultantes das correções e verificações dos dados coletados na primeira etapa.

Está prevista que a segunda etapa comece em 1º de fevereiro de 2013, quando o módulo chamado “Situação do estudante declarado na primeira etapa.

A expectativa é que no dia 22 de abril de 2013 sejam divulgados os relatórios por escola, contendo os dados finais do rendimento e movimento escolar de 2012 de cada estudante participante Censo Escolar da Educação Básica – Educacenso 2012.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!