PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





EDUCAÇÃO DIFERENTE PARA MENINOS E MENINAS É CORRETO?

Autor: G. Produções
Publicado em: Informações Gerais

EDUCAÇÃO DIFERENTE PARA MENINOS E MENINAS É CORRETO? – A educação dos filhos é sempre um tema delicado. Acertar nas escolhas, direcionar corretamente, informar e instruir da melhor maneira possível é uma preocupação constante para pais que desejam que seus filhos sejam felizes e que saibam fazer boas escolhas no futuro.

EDUCAÇÃO DIFERENTE PARA MENINOS E MENINAS É CORRETO?

Desde o início dos tempos, a educação das crianças é bem pontuada. Meninos são criados para serem fortes e rígidos enquanto meninas são doutrinadas a mostrar graça e delicadeza sempre. Hoje sabemos que estas diferenças na educação não são nada construtivas, mas que é um traço sociocultural muito forte e muito bem demarcado e é necessário que haja pessoas com pensamento aberto e muita força de vontade para mudar.

No início da vida escolar, cientes (mesmo que intuitivamente) das diferenças existentes entre meninos e meninas, as crianças se separam por gênero e formam os famosos grupinhos. De um lado garotos correndo, brincando de lutinha, carrinho, jogando bola numa demonstração de masculinidade, força e agressividade para as quais foram educados, do outro meninas brincando de boneca, panelinha, de arrumar o cabelo, pois foram ensinadas que as mulheres devem ser frágeis e prendadas.

Reforçar as diferenças de gênero, mesmo numa idade tão precoce pode fazer com que na vida adulta haja uma limitação de valores. Homens podem (e devem) ser sensíveis e cuidadosos e mulheres também tem o mesmo direito em relação à agressividade e força. O ideal sempre é que exista um equilíbrio e que seja possível tomar atitudes corretas sem desrespeitar o outro.

Pais, educadores, outros familiares e mesmo cuidadores, ao educarem as crianças, podem ajudar a desconstruir este pensamento segregador estimulando atividades diferentes, criação de brincadeiras novas e atividades lúdicas em grupos mistos podem ajudar a demonstrar para a criança que existem sim diferenças, mas que estas vão muito além da separação entre ‘fortes e frágeis’.

Educar bem e corretamente é aumentar os horizontes e oferecer um referencial, pois crianças precisam de norte, segurança e confiança para fazerem suas conquistas iniciais e esta é a principal função dos adultos.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!