ECONOMIZAR NOS MATERIAIS PARA CURSOS GRATUITOS

ECONOMIZAR NOS MATERIAIS PARA CURSOS GRATUITOS

Saber como economizar nos materiais para cursos gratuitos é fundamental, pois se você está economizando com o curso escolhido, ao conseguir se inscrever em uma modalidade gratuita, deve fazer o mesmo na hora de adquirir o material para estudar. Independente do curso que você esteja fazendo, ou mesmo se forem os seus filhos quem estejam realizando o curso, é possível conferir as mesmas dicas para economizar nos materiais para cursos gratuitos.

Principais formas de economizar nos materiais para cursos gratuitos

Quando se trata de muitos materiais, como livros didáticos, você e seus colegas de estudos, ou mesmo você e os pais dos colegas dos seus filhos podem fazer compras em conjunto. Lembre-se de que sempre que se adquire um número maior de uma mesma mercadoria, é possível conseguir bons descontos em cada unidade. Com o material escolar funciona da mesma forma.

Outra dica fundamental é reunir o que você já tem em casa e que serve como material para o curso, como cadernos, canetas, lápis, régua, borracha e demais itens necessários. Se você já tem, não precisa comprar. Além disso, faça blocos com folhas que podem ser reutilizadas, pois não é preciso ter um material novo conforme o uso.

Mas se é o material dos seus filhos, é melhor comprar os cadernos novos, a não ser que sobraram unidades do ano anterior com poucas folhas utilizadas. Você pode arrancar ou até armazenas folhas, se o conteúdo for relevante. Outra dica é optar pelos cadernos sem cara dura, os quais são mais baratos, e comprar papel colorido para encapá-los, o que vai deixar eles exclusivos e protegidos.

Já quanto aos livros didáticos, o que costuma pesar mais no bolso na hora de comprar os materiais, mesmo que sejam para cursos gratuitos, uma dica é buscar alunos que já tenham cursado a série dos seus filhos ou o curso que você está fazendo. É possível pedir os livros emprestados ou comprá-los por um preço mais baixo. Você também pode sugerir um escambo e trocar o livro por alguma coisa que você tenha e a pessoa queira.

Outra dica muito útil é anotar em uma lista tudo o que você necessita, assim fica mais difícil de cair em tentação , na hora de comprar o material. Além disso, compre apenas aquilo de que você precisa realmente. Se for para seus filhos, avalie bem o que eles irão usar e compre uma mochila nova, por exemplo, apenas se a antiga estiver sem condições de uso. Já para você, é possível reutilizar bolsas, pastas e mochilas que você já possua.

Por fim, programe-se antecipadamente para fazer essas compras. Desse modo, na hora de economizar nos materiais para cursos gratuitos, é possível usar aquele dinheiro que você guardou. Assim, você pode pagar as compras à vista e conseguir um bom desconto.