É POSSÍVEL ENGRAVIDAR TOMANDO ANTICONCEPCIONAL?

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Engravidar

É POSSÍVEL ENGRAVIDAR TOMANDO ANTICONCEPCIONAL? – O anticoncepcional é um dos métodos mais eficazes para quem não deseja engravidar, porém, funciona com a sua eficiência de 99% se for usado com regularidade. Isso quer dizer que você deve usar a pílula todos os dias, no mesmo horário e dar as paradas certas, conforme a marca do seu comprimido exige. Caso contrário, é possível engravidar tomando anticoncepcional sim.

grey É POSSÍVEL ENGRAVIDAR TOMANDO ANTICONCEPCIONAL?

Como funciona o anticoncepcional no organismo

O anticoncepcional possui em sua fórmula versões sintéticas de estrogênio e progesterona que se passam por hormônios naturais, assim, o cérebro acredita que eles foram fabricados pelos ovários e não seguem com os procedimentos de para a ovulação, que ocorre em torno do 14º dia dos ciclos menstruais regulares. Dessa forma, o estrogênio impede a secreção do hormônio FSH, que estimula a maturação dos folículos contendo os óvulos, e a progesterona não permite a secreção de outro hormônio, o LH, evitando a ovulação.

A pílula também interfere nos movimentos da tuba uterina, barrando a chegada do óvulo ao útero. Outra forma da progesterona agir é tornando o endométrio menos espesso, o que dificulta que o óvulo fecundado se fixe a ela. O hormônio também aumenta a quantidade de muco no colo uterino para os espermatozoides não conseguirem ultrapassá-lo

O que fazer para não ficar grávida tomando pílula

Se você esquecer um dia de tomar a pílula e apenas 12 horas depois se lembrar, não existe risco de ficar grávida, desde que a tome imediatamente. Mas existe sim a possibilidade de engravidar com anticoncepcional se ele for usado 12 horas após o horário habitual. Nesse caso, o melhor é falar com o seu ginecologista, pois cada marca de anticoncepcional possui as suas peculiaridades.

Porém, em termos gerais existem as seguintes recomendações para não ficar grávida tomando pílula:

É possível engravidar tomando anticoncepcional se o esquecimento ultrapassar as 12 horas, pois a eficácia é reduzida. Assim:

1. Se o esquecimento ocorrer entre o 1º e 7º dias do seu ciclo menstrual: tome a pílula, mesmo que sejam duas juntas. Prossiga com o restante da cartela e use preservativo durante os sete dias subsequentes. No entanto, se você teve relação na semana anterior ao esquecimento procure um médico, pois o risco de engravidar com anticoncepcional é maior.

2. No caso de ter esquecido entre o 8ª e 14ª dias: tome o comprimido e continue até o final da cartela normalmente. Nesse caso, não existe risco de engravidar, mesmo assim, o preservativo é sempre indicado, pois a pílula previne a gravidez, mas não as doenças sexualmente transmissíveis, que o seu companheiro pode transmitir e isso não significa necessariamente que ele é infiel;

3. Esquecimento entre o 15º e 24ª dias: siga os conselhos anteriores, com a diferença que ao finalizar a cartela não faça a interrupção entre os ciclos. Outra opção é não tomar os demais comprimidos, fazer a pausa de forma antecipada e iniciar uma nova cartela após a interrupção e seguir o método normalmente.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!