PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO POMBO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO POMBO

Os pombos podem transmitir uma série de doenças, mas isso não significa que é preciso sair correndo quando encontrar com um na sua frente. Veja quais são as doenças transmitidas pelo pombo e como prevenir uma infecção.

Entre as principais estão: toxoplasmose, dermatites, alergias, criptococose, histoplasmose, salmonelose, ornitose, psitacose e tuberculose avícola. Entre os sintomas e consequências mais graves de algumas dessas doenças estão cegueira e infecções nos intestinos, pulmões e cérebro. Já o modo de contaminação mais comum é por meio das fezes secas dos pombos.

Porém, um pouco de coco de pombo em um determinado lugar não vai necessariamente estar contaminado. Outra forma de contrair uma das doenças é por meio do piolho dos pombos. Além disso, um pombo vai ser motivo de preocupação quando ele tiver a doença em seu organismo e isso acontece principalmente quando ele não está inserido em um local saudável.

Por mais que as pessoas pensem que estão fazendo algo muito bom ao alimentar os pombos, a verdade é que isso prejudica a saúde deles, pois os farelos que se costuma dar a eles não são o tipo de alimento que deveriam comer. Além disso, vicia os pombos e os deixam mais dependentes das cidades.

Por causa disso, eles acumulam-se em grande quantidade nos centros urbanos, já que não possuem predadores naturais nas cidades. A não ser o homem que, muitas vezes, os envenena a fim de eliminá-los, sem pensar que essa atitude pode funcionar como um tiro no pé.

Mais sobre as doenças transmitidas pelo pombo

A salmonelose é uma das doenças transmitidas pelo pombo, sendo caracterizada pela infecciosa devido a bactérias, que ocorre quando se consomem alimentos contaminados com fezes de animais contaminadas. Além disso, não é apenas o pombo que transmite essa doença.

A ornitose também é provocada por bactérias, sendo que a infecção pode acontecer quando há contato com aves ou com o seu coco. Já a criptococose tem como agente infecioso os fungos que vivem no solo, nas árvores e em frutas secas e cereais, além de estarem presentes nos excrementos de aves, como os pombos.

Os fungos também são os responsáveis pela histoplasmose, causada pela inalação dos seus esporos (células reprodutoras). A contaminação acontece se eles se proliferam no coco de morcegos e aves. A melhor medida é controlar a população de pombos e não matá-los, já que eles também têm a sua função no meio ambiente.

Aconselha-se a prefeituras e população que umedeça as fezes dos pombos com desinfetante antes de varrê-las, sendo que ao fazer isso é indicado usar máscara e luvas. Nas casas, é possível fechar os buracos ou vãos entre paredes para que as aves não façam ninhos, além de instalar telas nas caixas de ar condicionado.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!