PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DOENÇAS QUE AFETAM O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DOENÇAS QUE AFETAM O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Pouca gente sabe da ocorrência de doenças que afetam o sistema imunológico, conhecidas como doenças autoimunes. Trata-se de uma condição que ocorre quando o sistema imunológico destrói e ataca tecidos do corpo que estão saudáveis, mas por engano.

São conhecidos 80 tipos diferentes de doenças autoimunes. O que acontece é que o organismo do paciente com doença autoimune não consegue distinguir entre os tecidos do corpo que estão saudáveis e os doentes. Desse modo, a resposta imunológica do corpo é destruir os tecidos bons.

Os leucócitos são a parte do sistema imunológico que protegem nosso corpo contra substâncias nocivas. Nas doenças que afetam o sistema imunológico, este reage a tecidos normais, que seriam ignorados em um organismo saudável. A causa dessas doenças ainda é desconhecida, mas existem teorias que defendem que alguns micro-organismos ou medicamentos poderiam desencadear mudanças como essa.

Efeitos das doenças que afetam o sistema imunológico

Uma doença autoimune pode causar os seguintes problemas: destruição de um ou mais tipos de tecidos do corpo; crescimento anormal de um órgão; alterações na função de um órgão; e problemas no funcionamento de um ou mais órgãos ou tipos de tecido.

Os órgãos ou tecidos normalmente afetados pelas doenças autoimunes são: vasos sanguíneos; tecidos conjuntivos; glândulas endócrinas, como a tireoide e o pâncreas; articulações; músculos; glóbulos vermelhos; e a pele.

Principais doenças autoimunes

Uma pessoa pode apresentar mais de uma doença autoimune ao mesmo tempo. Esse problema se reflete através das seguintes doenças: doença de Addison; doença celíaca – sprue (enteropatia por glúten); dermatomiosite; doença de Graves; tireoidite de Hashimoto; esclerose múltipla; miastenia grave; anemia perniciosa; artrite reativa; artrite reumatóide; síndrome de Sjögren; lúpus eritematoso sistêmico; e diabetes tipo 1.

Como diagnosticar a doença autoimune

A doença autoimune pode ser diagnostica por meio de um exame físico. Os sinais dependem do tipo da doença. Outros testes podem ser realizados para diagnosticar a doença, tais como testes de anticorpos antinucleares, testes de autoanticorpos, hemograma completo, proteína C-reativa (PCR) e taxa de sedimentação de eritrócitos (ESR).

Sintomas das doenças autoimunes

Cada doença e a localização da resposta imune anormal interferem no tipo de sintoma que podem causar. Entre os mais frequentes estão cansaço, febre e mal-estar geral. Os tratamentos conseguem diminuir os sintomas, controlar o andamento do processo autoimune no organismo e manter a capacidade do corpo de ainda combater outras doenças.

A escolha do tratamento vai depender do tipo específico da doença e quais os sintomas que foram desencadeados. Alguns pacientes podem precisar repor um hormônio ou vitamina ou mesmo tomar suplementos para repor o que falta no corpo, como acontece com as vitaminas B12 e injeções de insulina. Se a doença autoimune for de um tipo que afeta sangue, pode ser indispensável realizar transfusões de sangue.

As informações acima são cruciais para o diagnóstico e o tratamento adequado de doenças que afetam o sistema imunológico. Por isso, mantenha-se atualizado e consulte um médico a cada indício de sintomas de doenças autoimunes.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!