PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DOCUMENTOS PARA VIAJAR NOS PAÍSES DO MERCOSUL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Viagens

DOCUMENTOS PARA VIAJAR NOS PAÍSES DO MERCOSUL

Além da proximidade dos países que integram o Mercosul dos estados do sul brasileiro, existem outras vantagens na hora de conhecê-lo, como os documentos para viajar nos países do Mercosul, que não exigem muita burocracia. Basicamente, é preciso apresentar apenas o RG, sendo que ele deve ter menos de 10 anos e estar em boas condições.

Isso significa que ele não deve estar rasgado, nem rasurado ou tampouco ter sido replastificado, o que o invalida. Aliás, vale lembrar que os países que integram o Mercosul são o Uruguai, Argentina, Paraguai e, mais recentemente, a Venezuela. Mesmo assim, existem outros países onde é preciso mostrar somente o RG para adentrar, como o Chile, Peru e outros. Porém, vale lembrar que se a sua identidade não estiver em boas condições, é possível usar o passaporte, para atravessar a fronteira e entrar nos países que integram o Mercosul.

A vantagem de conhecer as nações vizinhas é que não é exigido o visto, o que, aliás, é uma vantagem de praticamente todos os países da América do Sul, para os brasileiros, com exceção da Guiana Francesa. O visto é uma exigência só quando o viajante deseja permanecer no país visitado por um período de tempo maior.

Para garantir essa facilidade em transitar pelo Mercosul, os novos passaportes são impressos, de modo padronizado, com a cor azul escura e com a palavra “Mercosul” carimbada no topo da capa, na língua oficial de cada país. Quem ainda não possui o novo modelo, entretanto, pode continuar usando o seu passaporte até a data de validade.

Documentos para viajar nos países do Mercosul

Quando o viajante tem menos de 21 anos, ele precisa ter em mãos o seu passaporte para transitar pelos países do Mercosul. Caso tenha apenas o documento de identidade, o visitante deve apresentar ainda a permissão ou autorização de viagem, o que varia de acordo com a legislação vigente do seu país de origem.

Já quem viaja de carro, mesmo pelo Mercosul, deve ter outros documentos, além da Carteira de Nacional de Habilitação (CNH), que também vale nas nações que integram o acordo. Por isso, é preciso conferir exatamente o que é obrigatório em cada fronteira, de tempos em tempos, inclusive se você viaja com frequência aos países vizinhos, pois as leis podem mudar.

Para entrar com o seu veículo em alguns países, é necessário contratar um seguro específico, enquanto é obrigatório adquirir correntes para os pneus em outros países, para enfrentar a neve, por exemplo. Já a Carta Verde é imprescindível para todos os países, que funciona como um seguro obrigatório para terceiros. Ela é obtida no Banco do Brasil ou com corretores especializados.

Para terminar, não esqueça que Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo originais ou autorização do proprietário são outros documentos que você deve levar em sua viagem pelo Mercosul.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!