PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DOCUMENTOS PARA FINANCIAR CASA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

DOCUMENTOS PARA FINANCIAR CASA

O sonho de muitas pessoas continua sendo ter a sua casa própria. Para que ele se torne realidade, o financiamento é uma alternativa bastante usada. No entanto, é preciso reunir uma série de documentos e estar bem atento sobre quais são eles, pois conforme a situação, imóvel usado ou novo, por exemplo, diferentes documentos entram para a lista de exigências. Então, quais são os documentos para financiar casa?

Principais documentos para financiar casa

Uma das instituições bancárias preferidas para fazer o financiamento de uma casa é a Caixa Econômica Federal, que costuma oferecer juros mais baixos. Mesmo assim, existem muitas opções de bancos que oferecem o serviço. Entretanto, quem optar pela Caixa para comprar um imóvel deve reunir os seguintes documentos para financiamento casa: extrato do banco, CPF, declaração de Imposto de Renda e Carteira de Identidade. Esses são os documentos pessoas exigidos, que servem para imóveis novos.

Já se você vai comprar um imóvel usado, casa ou apartamento, é preciso ter ainda o CPF do proprietário, registro do imóvel, comprovação de quitação de tributos, entre eles, condomínio, IPTU e outros. Se você que deseja financiar a sua casa tem um cônjuge, é preciso os documentos pessoais dele também.

Outros documentos para financiar casa, que são exigidos pela Caixa e por outros bancos, são Certidão Negativa de Quitação de Tributos e Contribuições Federais, Certidão da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, Certidão Negativa da Justiça Federal, Certidão Negativa de Distribuição de Ações Cíveis (15 anos) e Certidão Negativa de Distribuição de Executivos Fiscais (Federal, Estadual e Municipal) de 10 anos.

Também é preciso de Certidão Negativa de Distribuição de Ações Criminais (10 anos), Certidão Negativa de Distribuição de Reclamações Trabalhistas (10 anos), Certidão Negativa de Protestos (10 anos), e a cópia reprográfica autenticada do comprovante de endereço atualizado. Esses documentos são referentes ao vendedor do imóvel, sendo necessários para garantir que ele está com tudo em ordem para fazer a negociação do imóvel.

Não é aconselhável, a quem deseja comprar a sua casa, negociar com pessoas que não estejam com toda a documentação em dia. Caso contrário, o sonho da casa própria pode se tornar um pesadelo. Além disso, vale lembrar que mesmo que sejam muitos os documentos para financiar casa, os referentes ao vendedor podem ser, na sua maioria, conseguidos pela internet.

Quando você quer financiar um imóvel usado, existem ainda outros documentos para financiar casa, os quais servem para saber as condições do mesmo e para não se herdar dívidas do lugar. Assim, entre eles, estão Certidão Vintenária (20 anos) com negativa de ônus atualizada e  Certidões negativas de débito relativo ao IPTU.

Já se existe um financiamento sobre o imóvel, deve-se verificar as condições de liberação ou transferência. Também é indicado exigir a declaração negativa de débito ao síndico do condomínio, se há a cobrança do mesmo. Porém, se o imóvel estiver na planta, é aconselhável averiguar a idoneidade da empresa que está prestando o serviço e detalhes do imóvel.

Assim, entre os documentos para financiar casa que vão garantir a segurança do seu negócio está um documento indicando detalhes do imóvel, prazo para início e entrega da obra. E também é imprescindível verificar se existe multa por atraso na entrega.

Ao conhecer os documentos para financiar casa, fica muito mais simples o processo de adquirir o seu imóvel.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!