PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DISTÚRBIOS DO SONO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DISTÚRBIOS DO SONO

DISTÚRBIOS DO SONO – Você não está dormindo bem? Acorda cansado e o dia não parece render? Você pode estar tendo algum distúrbio do sono. Confira quais são os distúrbios do sono mais comuns e saiba identificar de qual deles você pode sofrer:

– Ronco:

Esse é um dos distúrbios do sono mais comuns, sendo quepelos menos 45% dos adultos roncam com alguma frequência. Dessa porcentagem, 25% ronca sempre, inclusive, os homens e pessoas obesas. Além disso, conforme a idade avança, o quadro se agrava, sendo que o ronco pode ser leve, moderado ou severo. Predisposição genética (formação da via aérea) e fatores ambientais são algumas das causas.

– SAOS (Síndrome da Apneia Hipopneia Obstrutiva do Sono):

É outro distúrbio do sono que ocorre quando há interrupção do fluxo respiratório por no mínimo 10 segundos, o que provoca dessaturação da oxi-hemoglobina e, por consequência, hipercapnia (aumento do gás carbônico no sangue arterial) durante o sono. Pode causar, ainda, ronco, sufocação, suor excessivo, despertar, pesadelos, insônia, engasgos. De dia, pode provocar dor de cabeça, alteração de memória, diminuição da libido e fadiga. Homens, obesos e pessoas com refluxo gastroesofágico podem sofrer de SAOS.

-Síndrome da Resistência das Vias Aéreas Superiores:

Também conhecida como hipersonia idiopática, é como uma sonolência excessiva diurna. À noite, se caracteriza por limitação do fluxo aéreo e aumento da resistência das vias aéreas superiores, o que causa a fragmentação do sono.

– Insônia:

É quando de modo repetitivo existe dificuldade em dormir, seja na fase inicial do sono, de permanecer dormindo ou de consolidá-lo. Assim, o dia sofre os prejuízos da noite mal dormida, porque a pessoa pode ficar longos períodos acordada, sem dormir o suficiente. A insônia crônica prejudica as relações interpessoais e o trabalhado, resultando, ainda, em diminuição da qualidade de vida.

– Síndrome das Pernas Inquietas (SPI):

Ocorre quando a pessoa tem a necessidade de movimentar as pernas devido a um desconforto (dor, câimbra, queimação, formigamento, etc), sendo que o quadro piora quando o corpo repousa, em especial, no fim do dia. Assim, também causa dificuldade em dormir e má qualidade de vida.

– Narcolepsia:

Sonolência excessiva diurna com ou sem cataplexia – atonia muscular súbita que provoca a queda do doente, que fica consciente, mas incapaz de falar ou se mexer, e costuma ter curta duração. Além disso, quem sofre desse distúrbio apresenta episódios repetidos de cochilos ou lapsos de sono ao longo do dia. O mais comum é que durmam por um curto período, acordam bem, mas após duas a três horas, começam a dormir novamente.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!