PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Pode até não parecer, mas existem diferenças entre gripe e resfriado. São duas enfermidades diferentes, causadas por diferentes vírus. A confusão surge porque apresentam sintomas bastante parecidos, fazendo com que muita gente pense que as duas doenças são a mesma, mas com dois tipos de nome.

Entre as semelhanças estão o fato de que resfriado e gripe são infecções bastante comuns e causadas por vírus. Além disso, as duas doenças podem causar sintomas respiratórios como espirros, tosse e coriza. Resfriado e gripe são semelhantes ainda na forma de contágio, sendo facilmente transmissíveis de uma pessoa para outra. A seguir, confira quais são as diferenças entre gripe e resfriado e saiba como se proteger.

Principais diferenças entre gripe e resfriado

DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO

Enquanto a gripe é uma infecção mais forte, costuma durar mais tempo e apresentar um índice maior de complicações, como o desenvolvimento da pneumonia, o resfriado dificilmente evolui para complicações. A gripe pode ser extremamente perigosa para pessoas mais fragilizadas, como bebês, idosos e pacientes com baixa imunidade. É uma infecção respiratória provocada por algum vírus da família Influenza que causa a gripe, mas existem vários tipos de Influenza, sendo que cada tipo pode provocar diferentes quadros, mais simples ou mais graves. Da mesma forma, o resfriado é uma infecção respiratória viral, mas existem uma infinidade de vírus que podem causar o resfriado, entre eles o Parainfluenza, o Adenovírus e o Rinovírus.

As duas diferenças principais entre o resfriado e a gripe estão na ocorrência de febre e também no estado geral do paciente. Se por um lado o resfriado no costuma causar febre, com exceção de crianças pequenas, é comum que a gripe venha acompanhada de febre acima de 38ºC, especialmente nas crianças. Afetado pela gripe, o paciente sente o corpo muito mais afetado, com dor de cabeça, além de desconforto nas articulações e nos músculos. No caso do resfriado, o maior incômodo do paciente será a ocorrência de tosse e espirros, além de uma coriza, mas se mantém com boa disposição.

Sintomas do resfriado

Os sintomas do resfriado podem surgir entre 24 e 72 horas após o contato com o vírus e costuma durar de cinco a sete dias. Na minoria dos casos, os sintomas podem persistir por até dias semanas. É comum que as pessoas apresentem o quadro de resfriado entre três a cinco vezes ao ano. Espirros, tosse e rinite estão entre os sintomas mais comuns, mas também pode ocorrer dor de garganta nos primeiros dias, assim como tosse seca. É difícil ocorrer febre em adultos. O resfriado só apresenta risco de contágio durante os primeiros três dias de sintomas.

Sintomas da gripe

O quadro clínico da gripe é mais complicado que o do resfriado, apresentando dores pelo corpo, febre alta, dor de cabeça, perda de apetite, mal estar, tosse e dor de garganta. Diferente do resfriado, os sintomas da gripe não aparecem subitamente, e sim gradualmente. Febre e tosse costumam aparecer antes da gripe se instalar de vez.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!