PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DIFERENÇA ENTRE PAGODE E SAMBA

Autor: G. Produções
Publicado em: Música

DIFERENÇA ENTRE PAGODE E SAMBA – O samba é um dos gêneros musicais mais antigos, surgido no Brasil. Com influência nas danças de raízes africanas, o samba é considerado o ritmo nacional por excelência. É símbolo de identidade nacional perante o mundo. O primeiro samba gravado no Brasil foi  Pelo Telefone, no ano de 1917, com letra escrita por Mauro de Almeida  e Donga. O ritmo de samba é tocado com instrumentos de percussão como tambores, surdos, timbau, e acompanhados por violão e cavaquinho. As letras de sambas geralmente contam a vida e o cotidiano de vida urbana e das populações pobres.

DIFERENÇA ENTRE PAGODE E SAMBA

TIPOS DE SAMBA – SUB-GÊNEROS

Existem diversos tipos de samba.

Samba-enredo – Com temas sociais e culturais, esta modalidade do ritmo define a coreografia e cenografia, utilizadas no desfile da escola de samba.

Samba de partido alto – Falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes.

Pagode – Tem como característica o ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. As canções tem letras simples e românticas.

Samba-canção – Ritmos lentos e letras sentimentais e românticas.

Samba carnavalesco – Composto de marchinhas tocadas nos bailes carnavalescos. Samba-exaltação – Feito de letras patrióticas.

Samba de breque – Estilo com momentos de paradas rápidas, incluindo comentários, críticos ou humorísticos.

Samba de gafieira – Com acompanhamento de orquestra, usado nas danças de salão. Sambalanço – É uma mistura de elementos de outros estilos.

Como já explicado, a diferença entre samba e pagode é que o segundo é originário do primeiro. O pagode é o estilo musical mais comum nas favelas e locais com baixa concentração de renda. O termo pagode começou a ser usado como sinônimo de samba por causa de sambistas que colocavam o nome de pagode nas suas festas.

No dia 2 de dezembro comemora-se o Dia Nacional o Samba. Conheça os grandes nomes do samba: Noel Rosa; Dorival Caymmi; Ary Barroso; Adoniran Barbosa; Paulinho da Viola; Jorge Aragão; João Nogueira; Beth Carvalho; Elza Soares; Dona Ivone Lara; Clementina de Jesus; Chico Buarque; João Bosco; Pixinguinha; Ataulfo Alves; Carmen Miranda; Elton Medeiros; Nelson Cavaquinho; Aracy de Almeida e a banda Demônios da Garoa.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!