PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DIETA MEDITERRÂNEA – PERDER PESO MANTENDO A SAÚDE COM REFEIÇÕES LEVES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DIETA MEDITERRÂNEA – Como o próprio nome diz, a Dieta Mediterrânea é baseada nos hábitos alimentares das regiões banhadas pelo mar mediterrâneo, que incluem países do sul da Europa, norte da África e sudoeste da Ásia. A população dessas áreas possui peso sob controle e incidência muito baixa de doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade, além de viverem mais tempo. Assim, criou-se uma dieta que prega o consumo de frutas, leite e seus derivados, peixe, e azeite de oliva, baseada nos hábitos alimentares desses povos. A maior diferença com a alimentação com que estamos acostumados é o baixo consumo de alimentos como carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces (ricos em gordura e açúcar).

DIETA MEDITERRÂNEA - PERDER PESO MANTENDO A SAÚDE COM REFEIÇÕES LEVES

Essa dieta é muito rica em nutrientes importantes para o organismo, mas que normalmente não são ingeridos em quantidade suficiente, como frutas, verduras, legumes, nozes, castanhas e grão de bico. A dieta ainda defende a ingestão de vinho, que possui o resveratrol e os polifenóis, poderosos antioxidantes que protegem as células do organismo, ampliando a imunidade e equilibrando o metabolismo.

Deve-se consumir alimentos de origem vegetal em grande quantidade e laticínios diariamente. Já o peixe é recomendado de três a quatro vezes por semana. Frango e carne vermelha devem ser consumidos apenas esporadicamente. O vinho tinto é indicado para ser consumido regularmente, mas uma taça no máximo, acompanhando as refeições.

Mensalmente é possível perder, de forma totalmente saudável, uma média de cinco quilos, dependendo de fatores como sexo, idade e prática de atividade física, que influenciam. Não existem contraindicações para a Dieta Mediterrânea, com exceção do consumo de vinho para aquelas pessoas que não podem consumir a bebida.

O bom equilíbrio dos alimentos é o segredo da dieta, basta seguir um cardápio adequado para todas as refeições diárias, respeitando os horários e a variedade de opções. Além de se alimentar adequadamente, a realização de exercícios é sempre indicada para manter qualquer tipo de dieta. Portanto, mesmo com a ingestão de alimentos saudáveis, fazer alguns minutos de atividade física ajuda não só a controlar o peso, mas também a desenvolver um ritmo de vida mais adequado para a saúde.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!