PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DIETA DO MEDITERRÂNEO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

DIETA DO MEDITERRÂNEO

Entre tantas dietas para emagrecer, existe uma que está fazendo sucesso com muitas pessoas que desejam perder os quilinhos a mais. Quem está interessado em um cardápio variado e saudável pode aprender a fazer a Dieta do Mediterrâneo. Um dos principais pontos dessa dieta é o consumo de azeite de oliva e de um copo ou dois de vinho tinto, todos os dias.

Além de emagrecer e chegar ao peso ideal, a Dieta do Mediterrâneo pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e mesmo o câncer, além de problemas como Parkinson e Alzheimer. Essa dieta se baseia no estilo de vida das pessoas que moram nas cidades que formam a região do Mediterrâneo.

Além do cardápio especial, essas pessoas têm o hábito de caminhar todos os dias, exercício que é de fundamental importância para a saúde e para a perda de peso. Porém, outros exercícios são bem-vindos à Dieta do Mediterrâneo, como corridas, natação, andar de bicicleta e outros.

Como é a Dieta do Mediterrâneo

Quanto à alimentação, os legumes e vegetais, assim como as versões integrais dos alimentos e as frutas são privilegiados no cardápio. Outra dica da Dieta do Mediterrâneo é diminuir a quantidade de sal ingerida por dia. Na hora de preparar os alimentos, o sal pode ser substituído por outros temperos, mais saudáveis, como orégano, manjericão, hortelã, manjerona, salsinha, aipo, alecrim, louro e sálvia, entre outros. Tudo isso dá um sabor especial às refeições.

Quem deseja aderir à Dieta do Mediterrâneo também conta com outras dicas para uma alimentação mais saudável e equilibrada, inspirada na culinária usada em países como Itália, Egito, França, Grécia e outros. Uma delas é dar preferência às carnes brancas, ou seja, o peixe e o frango, enquanto a carne vermelha pode ser ingerida menos de uma vez por semana.

Já o peixe pode entrar três vezes por semana no cardápio e há também a possibilidade de alguns dias nem comer carne, o que, embora vá ao desencontro do hábito de muitos brasileiros, não é uma exigência nutricional. Também é importante comer menos em cada refeição, e mais vezes por dia, porém.

Outra dica é fazer lanches saudáveis entre as principais refeições, ingerindo frutas e nozes, castanhas, pistaches e outros. Já os carboidratos podem ser ingeridos, mas de forma moderada, sendo que as opções integrais são as mais indicadas, como a farinha para os pães e massas.

Por fim, a Dieta do Mediterrâneo prevê um consumo menor do que as pessoas estão acostumadas por aqui quanto aos laticínios. Além disso, ao ingerir queijo ou leite, a dica é escolher as opções magras. E se você tiver alguma dúvida ou apresentar algum problema ao aplicar essa dieta, basta consultar um médico para resolver a situação, a fim de emagrecer com saúde.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!