PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DIETA DA PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

A Dieta da Pirâmide dos Alimentos, criada em 1992 nos Estados Unidos, é uma das dietas mais simples, equilibradas e que não necessitam de nenhum tipo de medida extrema para sua realização. Muito pelo contrário, através da Dieta da Pirâmide dos Alimentos há uma enorme variedade de alimentos liberados para consumo, de forma que o cardápio se torne balanceado, proporcionando uma reeducação alimentar ao paciente que utilizá-la.

DIETA DA PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS

Para fazer uso da Dieta da Pirâmide dos Alimentos é necessário entender as categorias da pirâmide, que são: energéticos; reguladores; construtores e oleaginosos. Os energéticos são aqueles alimentos que mantém o funcionamento do corpo em dia, que dão energia para a realização de atividades, como cereais, massas e arroz. Na Dieta da Pirâmide dos Alimentos é indicado o consumo diário de 5 a 9 porções pequenas desse tipo de alimento.

Já os alimentos reguladores são aqueles que possibilitam um melhor funcionamento do organismo, como as vitaminas, fibras e minerais, que estão presentes nos legumes, frutas, verdura e até mesmo na ingestão de água diariamente. De acordo com a Dieta da Pirâmide dos Alimentos é necessário consumir de 3 a 5 porções de fruta, de 4 a 5 porções de hortaliças e 1 porção de leguminosas, ao dia.

Os alimentos construtores são aqueles que possibilitam o desenvolvimento, o crescimento e a manutenção dos tecidos corporais. Os alimentos construtores são: carne, ervilha, feijão, frango, peixe, ovos, nozes, etc. Seu consumo, segundo a tabela da Dieta da Pirâmide dos Alimentos, deve ser em torno de 2 a 3 porções diárias.

Por fim, os alimentos oleaginosos que devem ser evitados do cardápio, pois eles engordam e não fazem muito bem ao organismo. Enquadram-se nesse tipo de alimentos, os doces, frituras, carnes gordurosas, açúcares e até mesmo as castanhas, que possuem alto teor de calorias.

A principal vantagem da Dieta da Pirâmide dos Alimentos é poder consumir todos os alimentos diariamente, de modo que o organismo funcione corretamente. Apenas deve-se seguir corretamente a quantidade sugerida de porções por tipo de alimento e jamais cometer extravagâncias.

Então para que a sua Dieta da Pirâmide dos Alimentos dê resultado siga as principais dicas: diversifique os alimentos consumidos; diminua a ingestão de alimentos gordurosos e açucares; e modere também no consumo de sal e de bebidas alcoólicas.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!