DICAS PARA USAR FLORES COMESTÍVEIS

DICAS PARA USAR FLORES COMESTÍVEIS

As flores comestíveis são altamente recomendadas pelos melhores chefes de cozinha. Eles afirmam que a flor dá um toque especial no paladar e melhoram o sabor do da comida, além de produzir um prato cheio para os olhos ao ajudar a compor belíssimos arranjos. Mas, como o próprio nome já diz, flores comestíveis não são apenas para ver, mas sim para comer. Confira dicas para usar flores comestíveis nas suas refeições, saber quais são destinadas para este fim e como prepará-las.

Veja todas as dicas para usar flores comestíveis no seu prato

– As flores comestíveis mais populares

Para não ter erro, você pode procurar as mais conhecidas, a capuchinha, a lavanda, o amor-perfeito, a calêndula, a borago, a violeta-odorata, o alecrim, as flores de abóbora e a rosa. Todas são lindas, garantindo o visual do prato, e são opções para saladas, pratos quentes e sobremesas e devem ser adicionadas aos pratos somente na hora de servir, as flores são elementos sensíveis e podem murchar com o calor e até o tempero da salada. Mas atenção: algumas dessas flores exigem certos cuidados. Da calêndula, por exemplo, somente as pétalas podem ser aproveitadas, seu talo é muito duro para ser ingerido.

– Cuidados na compra de flores comestíveis

Alguns mercados já vendem as flores como alimentos em bandejas de 20 a 60 gramas das espécies comestíveis prontas para consumo. Porém é preciso verificar se foram embaladas no mesmo dia ou estão sendo conservadas no refrigerador, pois com o tempo as flores perdem o viço e as pétalas começam a adquirir pintinhas escuras, desta forma elas não estão recomendáveis para consumo.

– Como plantar e cuidar de flores comestíveis

Se você tiver uma das plantas citadas no jardim, é possível ingeri-las e você mesma cultivá-las para outras refeições. As flores são fáceis de plantar e manter, graças a resistência ao sol e vento que possuem. São indicados vasos de no mínimo 20 cm de altura e furados na parte inferior para as raízes espalharem bem.

O processo de plantação é simples, comece espalhando a camada de pedriscos, depois espalhe a areia e por cima a terra. Compre a muda no saquinho e tire-o somente na hora de plantar, centralize bem no vaso para que ela possa se espalhar para todos os cantos e pressione o torrão até que a parte florida fique um dedo acima da borda. Prefira locais que recebam sol pelo menos por quatro horas ao dia e regue diariamente.

– Dicas para consumir

Há ótimas receitas que utilizam frutas, entre elas, risoto com flor de abobrinha, alcachofras de alecrim, salada verde e merengue com frutas. Surpreenda os convidados não só no sabor mas também na decoração, lembre-se sempre de guardar pétalas das rosas utilizadas na receita para enfeitar o prato.