PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA SE ADAPTAR AO HORÁRIO DE VERÃO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

DICAS PARA SE ADAPTAR AO HORÁRIO DE VERÃO

Como se adaptar ao horário de verão pode ser mais difícil para algumas pessoas do que para outras. Assim, há quem reclame de dores de cabeça, mal estar, fadiga e dificuldades para dormir. Porém, isso ocorre por um motivo e ele tem nome: melatonina, um hormônio que é acionado pela falta de luz. Assim, como a claridade do dia se prolonga, o organismo tem dificuldade em produzi-lo.

Entre outras funções, a melatonina é a principal responsável pela regularização do sono, por isso, a maior das reclamações quanto ao horário de verão é a dificuldade de dormir bem. No entanto, especialistas esclarecem que os efeitos do novo horário são mais psicológicos, já que o ser humano possui um relógio biológico ao qual está muito preso. Dessa forma, como se adaptar ao horário de verão é ainda mais difícil para os idosos, enquanto as crianças tiram de letra.

Seguindo algumas recomendações, entretanto, em pouco tempo o organismo consegue se sentir bem novamente. Veja quais são as dicas para se adaptar ao horário de verão:

– Evite situações que estimule o seu organismo a partir do final da tarde, como exercícios pesados e mesmo bebidas com cafeína, porque dessa forma você terá maior dificuldade em relaxar, pegar no sono e descansar com qualidade.

– Alimentos mais leves estão entre as dicas para se adaptar ao horário de verão. Também coma menos e beba mais água. Um chá relaxante como de melissa ou erva cidreira pode ajudar a sua noite de sono.

– Quem tem dificuldade em se adaptar ao novo horário pode investir nos cuidados redobrados nos primeiros dias, fazendo refeições mais leves, ricas em frutas, verduras, legumes e fibras e pobre em gorduras. Isso facilita a digestão e cansa menos o seu organismo.

– Outra dica para horário de verão é ir dormir mais cedo, mesmo que não esteja com muito sono. Relaxe, tome um chá, leia um livro (desde que não o estimule) e prepare o ambiente para uma noite de sono profunda.

– Não deixe de se exercitar, o que faz muito bem para a saúde e vai ajudá-lo a passar pela mudança de horário. Portanto, uma dica para horário de verão é fazer ioga e alongamento, que ajudam a relaxar os músculos.

– Cigarro e bebidas alcoólicas no período noturno também prejudicam o sono de qualidade.

– Não use remédios para dormir sem prescrição médica, podem ser perigosos.

– Não tome banho muito quente nem muito frio.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!