DICAS PARA QUEM GOSTA DE PESCAR

DICAS PARA QUEM GOSTA DE PESCAR

Algumas dicas para quem gosta de pescar podem fazer toda a diferença na hora de decidir para onde ir ou o que levar para a sua pescaria. Se você for um iniciante na área, converse com amigos e conhecidos mais experientes na prática, para obter algumas recomendações.

Mesmo que você seja bastante experiente, uma conversa com outros pescadores pode ser positiva e trazer bons frutos. Dessa forma, você pode descobrir novos locais para pescar ou até um novo tipo de equipamento ou material no mercado. Pensando nisso, confira as dicas para quem gosta de pescar.

Veja algumas dicas ara quem gosta de pescar

O primeiro passo é obter uma licença de pesa, que também pode ser conhecida como carteira de pesca. O documento pode ser obtido em um escritório do Ibama ou Orgão Estadual de Meio Ambiente. Caso a sua cidade não possua nenhum órgão ambiental, você pode conseguir sua carteira de pesca por meio de sites especializados.

Existem dois tipos de licenças com valores distintos. A licença para pesca desembarcada, que é usada pelo pescador que vai pescar no barranco do rio, custa R$ 20, e a licença para pesca embarcada, que é usada por pescadores que utilizam algum tipo de embarcação (canoa, lancha, regatão, etc.), custa R$ 60.

Informe-se sobre o que dizem as leis estaduais e municipais a respeito da pesca nos lugares em que você irá pescar, especialmente os locais de pesca proibida e as espécies de peixes proibidos, pois essas regras podem mudar de um lugar para outro. Também observe as regras da Marinha, para evitar alguma infração.

É fundamental estar usando a carteira da Marinha, caso você use uma embarcação, para a categoria de “Arrais-amador”, que é a que habilita o seu portador na condução de embarcações nos limites da navegação interior. É importante saber que uma carteira dessas não pode ser tirada da noite para o dia. Para obtê-la, você precisa passar por uma prova específica. Depois que você estiver com a “carteira de pesca” e a “Arrais-amador”, é o momento de começar a segunda etapa, que se trata do preparo da bagagem, da embarcação e do veículo.

Realize uma vistoria completa no veículo, conferindo as condições do motor, dos amortecedores, dos pneus, do sistema elétrico e também dos itens de sinalização luminosa.  Também cheque as condições da embarcação que você irá usar, realizando uma revisão no motor. Certifique-se de que você vai levar coletes salta-vidas, obrigatórios para quem entra na água.

Comece a se preparar montando uma lista do que pretende levar, sendo esta a melhor forma de garantir que não vai se esquecer de nenhum item ou equipamento importante. Não se esqueça de repelente, protetor solar e boné, na hora de preparar sua bagagem para pescar, seja em um ambiente novo ou conhecido.

Agora é só aplicar as dicas acima e partir para a pesca.