PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA PARTICIPAR DE AÇÕES SOLIDÁRIAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

DICAS PARA PARTICIPAR DE AÇÕES SOLIDÁRIAS

Para quem busca realizar ações solidárias existem várias formas de voluntariado disponíveis em entidades, comunidades, ONGs e associações dos mais variados tipos. Entre as opções, você pode ser voluntária em regiões carentes, hospitais, abrigos, centros comunitários, etc. Além de adquirir experiência e ajudar quem mais necessita, você também adquire uma vivência inesquecível ao se doar em prol de uma causa. A seguir, você poderá conferir algumas dicas para participar de ações solidárias e entrar em contato com outras realidades.

Dicas para participar de ações solidárias em diferentes causas

– Encontrar quem precise de ajuda é muito fácil, isso porque as ONGs e entidades que atuam em diferentes áreas apresentam sempre uma demanda grande por profissionais de diferentes áreas. Não é difícil encontrar uma que se encaixe mais em seu perfil e que esteja próxima de onde mora.

– O tempo de dedicação é definido por você mesmo, por isso fica fácil conciliar com suas outras obrigações. É importante, porém, ter sempre em mente que apesar de uma ação solidária, você precisa manter o compromisso que assumiu com a entidade como se fosse também seu emprego.

– Você pode aproveitar este momento de escolher uma ação social para investir em algo que esteja ligado já à sua área de atuação ou estudo, ou mesmo para a realização de uma área de interesse específico.

– A ação social é uma possibilidade que você tem de desenvolver projetos e ainda colocar em práticas novas ideias, algo muito mais simples do que se fosse realizado, por exemplo, dentro de uma empresa, que possuiu outros tipos de processos que nem sempre estão abertos à inovações.

– É muito gratificante perceber que seu trabalho está ajudando pessoas que precisam da ação de pessoas solidárias. Isso dá uma visão de que seu trabalho está realmente mudando a vida de algumas pessoas.

– Qualquer pessoa pode realizar uma ação social, partindo de uma ideia que pode beneficiar várias pessoas. O que conta mesmo é sua motivação, o desejo de se sentir útil e ajudar.

– A ação solidária é uma via de mão dupla, porque além de doar energia, tempo e sua disposição, mas recebe também em troca contato humano, convivência com diferentes pessoas e a oportunidade de viver novas situações, diferentes experiências.

– A ação solidária não é um trabalho frio, impessoal e racional. Trata-se de uma relação de troca, rica e solidária. Além disso, também é uma oportunidade para fazer novos amigos e intercâmbio de aprendizados e experiências.

– A ação solidária não é algo para apenas tapar buracos ou compensar carência, se tração de uma ação duradoura e de qualidade.

– A necessidade de ação solidária no Brasil é bastante variada, já que existem comunidades com inúmeras necessidades. O voluntariado se concentrou no Brasil tradicionalmente na área da saúde e atenção a pessoas carentes.

Depois de seguir essas orientações, defina sua área de interesse e pesquise entidades e ONGs responsáveis pela causa para oferecer seus serviços voluntários.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!