PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA NÃO SE ENDIVIDAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

DICAS PARA NÃO SE ENDIVIDAR

Ninguém quer ficar com o nome sujo na praça, não é mesmo? Por isso, preparei aqui algumas dicas para não se endividar e poder sair do sufoco ou mesmo evitá-lo. Tudo começa com o planejamento financeiro, essa ferramenta não é útil apenas para não se endividar como também para economizar e fazer os melhores investimentos ao longo da vida.

Existem programas para fazer download gratuito na internet, mas uma planilha de Excel ou mesmo papel e caneta podem ser suficientes para organizar as suas finanças. Primeiro anote todos os seus gastos mensais fixos e os seus ganhos no mesmo período. Com isso, você saberá quanto sobra por mês.

Ou seja, o quanto poderá gastar, sem ficar endividado. Existem formas de gastar um dinheiro que não se tem em mãos, como é o caso dos cartões de crédito. Mas não se pode esquecer de que no mês seguinte ele deverá ser pago e você terá que ter sim esse dinheiro, caso contrário, terá que pagar juros altos desnecessários ou começar um processo de endividamento.

Se os seus gastos estão maiores do que os seus ganhos, é o momento de reaver para onde vai o seu dinheiro. Temporariamente pode ser necessário eliminar os gastos que não sejam essenciais ou mesmo trocar de prestador de serviço e escolher um mais barato. Nesse caso, é preciso antes fazer uma boa pesquisa e avaliar quais são as suas opções.

Dicas para não endividar e guardar dinheiro

Mesmo que você não esteja gastando mais do que recebe, mas o que sobra é pouco é importante reduzir os seus gastos também, a fim de economizar. Em muitos casos, as dívidas aparecem porque a pessoa é pega desprevenida com algum contratempo, uma conta alta para pagar que ela não tem condições.

A partir disso, buscam-se empréstimos, que nem sempre é um bom negócio e está feito o estrago, porque a partir do momento que se pega dinheiro emprestado com uma instituição bancária a dívida apenas aumenta. Ou seja, guardar todos os meses, mesmo que apenas um pouco de dinheiro na poupança, vai ajudar inclusive naquela hora de sufoco.

Algumas medidas simples podem ser tomadas para gastar menos por mês, já que muitas vezes as pessoas compram o que não é essencial, por impulso. Apenas eliminando isso, um bom valor já é economizado. Se você é do tipo consumista que não consegue se controlar, o melhor então é evitar shopping centers e outros locais mais fáceis de cair em tentação.

Outra dica para não se endividar é preferir sempre pagar pelos bens de consumo à vista, até porque dessa forma é mais fácil conseguir um bom desconto e economizar. Se preferir pelo parcelamento, ao menos, certifique-se que nas parcelas não vão incidir juros. Já na hora de comprar um produto, mesmo que seja apenas uma blusa, pesquisa bem o valor em lugares diferentes.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!