PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





DICAS PARA MELHORAR RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas ,Mercado, Negócios e Empresas

DICAS PARA MELHORAR RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Manter um bom relacionamento com os clientes nem sempre é uma tarefa fácil, já que cada cliente apresenta um perfil e objetivos diferentes ao procurar pelo seu empreendimento. Entretanto, existem dicas para melhorar relacionamento com clientes. Basta conferir essas dicas abaixo e aplicá-las no seu negócio.

6 dicas para melhorar relacionamento com clientes

1. Transmita confiança: independente do ramo de atuação, toda empresa deve investir na sua marca e também na imagem que tem no mercado. Empresas que têm um nome sólido e são mais conhecidas conseguem conquistar muitos clientes indecisos, que preferem arriscar com uma marca conhecida e se sentem mais tranquilos nessa decisão. Além disso, conquistar a confiança de seus atuais clientes, para que eles continuem te procurando e ainda te indicando, é fundamental. Jamais tente enganar seus clientes com informações mentirosas.

2. Cuidado com a depressão pós-compra: a depressão pós-compra é um conhecido fenômeno psicológico, que dá ao cliente uma sensação de arrependimento após a compra, questionando a si mesmo se tomou a decisão correta. Esse momento de insegurança pode ser uma boa brecha para o vendedor, reforçando sua relação com o cliente. Ações simples, como ligar, parabenizar pela compra, mandar cartões ou mensagens em ocasiões especiais, é uma forma de fazer isso. Não interrompa o contato com o cliente após a compra.

3. Encontre novas utilidades para seu produto: realize pesquisas entre seus clientes. Em várias empresas, os clientes que podem os produtos ou serviços para finalidades completamente diferentes daquelas planejadas inicialmente. Logo, é possível se surpreender com o resultado das pesquisas. Por isso, é importante perguntar aos clientes sobre a utilidade dos produtos. Com os resultados, você pode descobrir novas utilizações, posicionamentos mercadológicos e nichos lucrativos que ainda não foram explorados pela sua empresa.

4. Seja um consultor: você precisa assumir o papel de expert na área em que atua, caso contrário, deveria estar atuando em outro ramo. Você deve conhecer o máximo possível sobre o produto ou serviço que oferta, de forma que seus clientes confiem tanto em você que irão procurá-lo no momento de dúvida. Jamais se encontre com um cliente e tente fazer com que ele compre qualquer produto. Primeiro, ouça suas dúvidas e necessidades; depois, veja qual é o melhor produto que você pode oferecer, mesmo que isso signifique indicar um concorrente, por algum serviço que você não tem para atender a essas necessidades.

5. Tenha entusiasmo: lembre-se de que ninguém gosta de viver com pessoas negativas, muito menos um cliente que vai até uma empresa em busca de soluções para um problema. Mostre entusiasmo com seu trabalho, assim como com os produtos e serviços que você oferece.

6. Agilize o serviço: se for preciso que o cliente preencha um extenso formulário, peça a ele apenas os dados indispensáveis e facilite o atendimento. Se possível, já preencha os dados para o cliente, ajudando-o a conseguir novas linhas de financiamento, levando o que for preciso na casa do cliente ou até buscando itens. As pessoas estão cada dia mais ocupadas e costumam reagir de forma muito positiva quando encontram um empreendedor que se esforça para facilitar sua vida.

Coloque em prática as 6 dicas para melhorar relacionamento com clientes, a fim de ter uma relação saudável e produtiva com seu público.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!